Coluna do Editor 20/05/2022

0 0

Sem saúde…

O comunicado emitido pela Prefeitura de Toledo, através da Secretaria da Saúde, sobre o fim dos atendimentos em horários estendidos das UBS Europa e Coopagro a partir desta quinta-feira (19) gerou muitas reclamações na cidade. Os comentários foram quase unânimes contra a decisão, tomada “devido à decisão judicial que suspendeu, em caráter liminar, o reajuste dos salários-teto do Município de Toledo, assim, impossibilitando no ponto de vista financeiro a continuidade da ação”, conforme trouxe o comunicado.

Horários

Sendo assim, as UBS Europa e Coopagro, voltam a atender das 8h às 12h e das 13h às 18h. As unidades de saúde atendiam desde o dia 4 de maio em horário estendido, das 19h às 22h. A partir de então, segundo a Secretaria de Saúde, houve uma diminuição na alta demanda no Pronto Atendimento Municipal (PAM/Vila Pioneiro) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA/Vila Becker), os quais, juntos, chegaram a atender quase 700 pacientes em um período de 24 horas.

Extraordinárias

Uma fonte, em caráter de anonimato, explicou que esses atendimentos estavam sendo realizados através de horas extraordinárias, por médicos de estratégia da saúde da família, pois eles tem formação para atender a todas as idades e atualmente a demanda de atendimentos da pediatria é muito expressiva. “O quantitativo de horas realizadas no mês de maio já excede o redutor constitucional, por isso não temos como manter a ação infelizmente”.

Conduta

Ainda de acordo com essa fonte, o Conselho Regional de Medicina prevê que o tempo destinado a cada paciente é conforme o quadro clínico e conduta médica, sendo que nenhuma instituição ou empresa pode prever ou estabelecer regra de duração de consulta, uma vez que as necessidades de cada indivíduo são diferentes, bem como há casos mais leves/mais graves, pacientes que exigem maior tempo de atenção do médico conforme situação e quadro clínico que se estabelece.

Tempo

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que as agendas na atenção primária sejam organizadas com quatro pacientes por hora, o que significa um paciente a cada 15 minutos, podendo este tempo variar para mais ou para menos conforme a demanda.

O leitor escreve…

Sobre o assunto um leitor encaminhou um e-mail onde diz: “Será que não é o caso de abrirem uma CPI para investigar essa gana do prefeito e dos secretários em ganhar mais e mais dinheiro?? Se fosse uma câmara séria, teriam feito. Agora estão suspendendo alguns atendimentos ao público tentando forçar uma situação que justifique a aprovação do reajuste salarial! Mas como é possível a suspensão do reajuste estar produzindo o encerramento de algumas atividades se ele nem mesmo entrou em vigor, já que o primeiro salário reajustado seria no final de maio??”.

Vergonha!

“Por isso que eu digo que esse governo é uma vergonha! Como foi possível manter o atendimento por tantos meses? Em todo esse tempo não havia reajuste salarial nenhum, e agora baseado no prognóstico de que não vai haver reajuste, suspenderam algumas atividades! Se fosse uma câmara séria e responsável, deveria abrir uma CPI para verificar tais irregularidades, tanto em relação ao prefeito, quanto à secretária de saúde e médicos! Não existe justificativa para o que está acontecendo”, completou o leitor.

Problema

Outra leitora enviou a seguinte mensagem: “Agora o problema são todos os médicos? Não era só os médicos da Saúde da Família? Médicos T8? Beto Lunitti e Ademar Dorfschmidt estão acabando com a nossa cidade e com a saúde de nossas famílias. É uma vergonha”.

Robótica

Na próxima segunda-feira (23), o Biopark realiza um encontro com pais ou responsáveis para apresentar o programa Zero Um, que pretende estimular o ensino de robótica entre crianças. Será a partir das 19h.

Na rota

Por falar no Biopark, o local foi palco nesta quinta-feira (19) de mais uma edição do projeto Teias da Inovação, que agrega vários agentes em torno dessa questão. Presença ilustre do ministro Paulo Alvim (Ciência, Tecnologia e Inovações). Mais detalhes na Coluna deste fim de semana, entretanto, importante observar que Toledo está na rota das grandes conquistas no campo da inovação.

Deixe um comentário