Coluna do Editor 21/04/2021

3

Irritação

A falta de organização na fila de vacinação contra a Covid-19 tem provocado muita irritação. Esta semana, por exemplo, alguns idosos chegaram antes das 6 horas no posto de vacinação instalado no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, na Vila Industrial. Ao contrário de outros municípios, onde o agendamento pode ser feito pela internet, a Prefeitura de Toledo prefere distribuir senhas, e aí…

Fila

Nesta terça-feira a fila em torno de ginásio era muito grande, com aglomeração de pessoas dentro do grupo de risco por causa da Covid-19.

Drive-thru

Há tempos defendo que a vacinação contra a Covid-19 deveria ser feita no Centro de Eventos Ismael Sperafico, onde seria possível instalar um verdadeiro sistema drive-thru, como acontece em vários outros municípios. Além disso, o local tem uma infraestrutura melhor para atender não apenas os pacientes, mas os próprios profissionais que trabalham na prestação do serviço.

Em Toledo

No próximo dia 6 de maio o secretário de Estado do Planejamento, Waldemar Jorge, tem viagem programada para Toledo. Vem discutir a questão da Ferroeste. A informação foi repassada pelo representante Ricardo Santos.

União

O vereador Gabriel Baierle (DEM) afirmou, durante a sessão ordinária de segunda-feira, que Toledo perde muito pelo líder que era José Carlos Schiavinato e que, por causa de sua morte, a cidade corre um sério risco de ficar sem representatividade na próxima eleição. Para isso não acontecer, na visão de Baierle, é preciso uma união de forças.

Ciscopar

Ainda sobre a morte de Schiavinato,o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), prefeito João Laufer, de Quatro Pontes, adiou a assembleia da entidade, que estava programada para a semana passada. Desta forma, o encontro foi reagendado para o próximo dia 30, a partir das 8h30, no auditório da Prefeitura de Toledo. Na ocasião, deve ocorrer a eleição e posse do novo presidente e vice-presidente do Ciscopar.

Cotado

O nome do prefeito João Laufer tem sido cotado para permanecer no comando da entidade.

Na briga

Mas a disputa promete ser intensa, já que o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, também está na briga.

13º antecipado

O prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, autorizou o pagamento da primeira parcela do 13º salário a todos os servidores municipais, aposentados e pensionistas. O pagamento foi efetuado nesta terça-feira (20). A ação do governo injetará cerca de R$ 1.498.000,00 na economia local aquecendo desta forma as vendas do comércio. Além da antecipação, o município tem pago rigorosamente em dia o salário dos 1.208 servidores.

Pandemia

De acordo com o prefeito Valtinho, a medida visa minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Decidimos antecipar a primeira parcela com o objetivo de minimizar a crise econômica, pois com a antecipação além de beneficiar os servidores, ajudamos o comércio nestes tempos difíceis. Isso é possível graças aos ajustes que fizemos”, afirmou.

Sem água

A Sanepar informa que, nesta quinta-feira (22), fará obra de interligação de novas redes de água ao sistema de distribuição. A obra será executada das 13h30 às 16h30 e pode afetar o abastecimento na região do Jardim da Mata, Loteamento Industrial Bortoloto e Cense. A normalização do abastecimento está prevista para ocorrer depois das 18 horas, de forma gradativa. Em caso de mau tempo ou condições operacionais adversas a obra pode ser cancelada sem aviso prévio.