Coluna do Editor 22/03/2021

1

Visita


Após ter deixado o cargo, o agora ex-prefeito de Toledo Lucio de Marchi tem se dedicado mais aos negócios da família e aproveitou um compromisso próximo ao jornal para fazer uma visita e tomar um café. Falamos sobre vários assuntos e, claro, a situação da Covid no município foi um dos temas. Lucio disse que agora algumas pessoas começaram a enxergar que medidas amargas tomadas durante sua gestão foram necessárias para evitar o que está acontecendo agora.

Manifestações

Aliás, sobre isso, interessante observar a mudança de comportamento de algumas pessoas que, na época de Lucio, eram verdadeiras ‘feras’ nos comentários ácidos em redes sociais e grupos de WhatsApp sobre fechamento de comércio, entre outras medidas tomadas no passado, mas que hoje se tornaram uns ‘gatinhos’.

Cargos

Foi um exame de consciência ou os cargos recebidos dentro da atual administração que mudaram a forma destas pessoas pensarem?

Bagunça

Mais um fim de semana com decreto e a dúvida em relação à abertura ou não do comércio. Essa situação foi registrada no último sábado (13). Diversos estabelecimentos abriram em entendimento ao artigo que mostrava essa possibilidade. Contudo, a Prefeitura de Toledo publicou uma nota pontuando que valeria o decreto estadual.

Capacidade

O detalhe é que o decreto estadual cita trata da capacidade de público e não sobre a abertura ou não dos estabelecimentos.

Covid

O prefeito de Toledo Beto Lunitti confirmou – em um vídeo em sua conta pessoal no Facebook – que seu exame testou positivo e está com Covid-19. No vídeo, ele revela que, durante a quinta-feira (18), realizou os encaminhamentos necessários para a administração de Toledo. Em isolamento desde a última sexta-feira (12), o prefeito disse que está medicado e segue os protocolos médicos.

Luta

Beto Lunitti solicita para a população seguir os protocolos e os cuidados. “Nós só vamos sair dessa luta juntos. A vacina já está chegando e espero que o processo acelere”, afirma o prefeito ao enfatizar os cuidados para evitar o contágio do novo coromavírus: o uso da máscara corretamente, do álcool em gel e evitar aglomeração. “Essa luta é para um exército e não somente para um soldado (…)”.

Pedido

Só espero que, diante do isolamento do prefeito, o vice Ademar Dorfschmidt não vá pedir à Justiça o afastamento do chefe para assumir o cargo, como fez seu antecessor que fez o pedido e ouviu um sonoro não.

Mais Covid

O prefeito de Jesuítas, Junior Weiller, foi outro que publicou através de uma rede social na quinta-feira (18), uma nota para a população, referente a situação do mesmo atestar positivo para Covid-19. Em nota, o prefeito relata que está bem, sendo medicado e que apenas está sentindo sintomas leves. Junior é o novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

‘Fura fila’

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Marechal Cândido Rondon, emitiu recomendação administrativa dirigida ao prefeito de Quatro Pontes para que afaste do cargo o secretário municipal de saúde, ainda que provisoriamente. Conforme apurou o MPPR em inquérito civil, o secretário teria “furado a fila” da vacinação contra a Covid-19 para ser vacinado antecipadamente, fora da programação para pessoas da sua condição.

Sanções

Conforme apurou o MPPR, o secretário teria recebido a vacina antes inclusive da enfermeira responsável pela aplicação do imunizante, em evento documentado pela imprensa local. Além dos efeitos da recomendação, o secretário está sujeito a sanções cíveis, criminais e administrativas pelo ato ilegal.