Coluna do Editor 22/04/2021

1

No interior

Os distritos de Novo Sarandi, Vila Nova e Novo Sobradinho receberam uma etapa de vacinação contra a Covid-19 – no dia 13 de abril – e a experiência foi muito positiva, de acordo com a Secretaria de Saúde. A aprovação da ação, por parte das comunidades e do Governo Municipal, resultou em mais uma etapa de dispensação do interior que ocorrerá na próxima quinta e sexta-feira (22 e 23), abrangendo mais comunidades.

Organização

Serão 260 doses para pacientes de 63 anos ou mais e a dispensação acontecerá nas unidades básicas de saúde (UBS’s) ou conforme organização dos locais. “A intenção é atender os moradores das comunidades, por isso eles deverão comparecer na UBS, munidos de documentos pessoais e comprovantes que demonstrem serem residentes naquela área”, explicou a secretária de Saúde Gabriela Kucharski.

Acabou

A secretária ainda explicou que com as 900 doses aplicadas nesta terça-feira (20) e a ação no interior na quinta e sexta-feira – 260 doses – se encerra o lote de primeiras doses encaminhadas ao município na última remessa. “O quantitativo que recebemos permitiu avançar aos idosos de 64 e 63 anos, pelo menos uma parte deles, e também atender as pessoas que residem no interior, conforme a distribuição definida pela equipe da Secretaria de Saúde”.

Segunda dose

Além da equipe volante que irá atender no interior, a vacinação de segunda dose continuará nos pontos de dispensação na sede do município, conforme o prazo estipulado nas carteirinhas.

Prioridade

Ainda sobre a vacinação, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Cascavel Thiago Stefanello levantou uma questão interessante: a prioridade por idade vai até os 60 anos, ou seja, depois dessa faixa etária qual será o critério para definir quem será ou não vacinado antes.

Roxo de novo

E Toledo voltou à bandeira roxa, fruto do aumento de mortes. E ainda tem gente que insiste em dizer que está tudo normal…Vai entender!

Na Ponte

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, visita nesta quinta-feira (22) às 15 horas, as obras da nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai, em Foz do Iguaçu. Ele será acompanhado pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hussein Bakri, e pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.

Aulas remotas

Nas últimas semanas a FAG Toledo realizou uma pesquisa com os acadêmicos sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais na instituição. O resultado da consulta apontou que 78% dos estudantes não se sentem confortáveis e/ou seguros para retomar as aulas presenciais, em razão dos altos índices de contaminação pela Covid-19 na cidade e região. Considerando a vontade da maioria dos acadêmicos, a instituição decidiu manter as aulas teóricas no modelo remoto, até segunda ordem.

Regras

As aulas práticas, que demandam do uso de laboratórios e estrutura física do campus poderão ser realizadas, respeitando as normas de distanciamento, higiene e também o limite de contingencia de 30% de capacidade de uso dos espaços, em conformidade com o Decreto Municipal 85/2021. O cronograma e regras sobre as práticas serão organizadas pelos coordenadores dos cursos e docentes das disciplinas.

Utilidade pública

A Sanepar informa que, nesta quinta-feira (22), fará obra de interligação de novas redes de água ao sistema de distribuição. A obra será executada das 13h30 às 16h30 e pode afetar o abastecimento na região do Jardim da Mata, Loteamento Industrial Bortoloto e Cense. Em caso de chuva o serviço poderá ser cancelado.