Coluna do Editor 22/12/2020

0

Planta de valores

Muito boa a entrevista do prefeito eleito de Toledo Beto Lunitti (MDB) à Rádio Integração na manhã desta segunda-feira. Falou bem, sem ataques e de uma forma bastante tranquila analisou alguns pontos importantes para sua futura gestão que começa daqui alguns dias. Um destes pontos é a questão da revisão da planta de valores.

Cobranças

O vereador eleito Dudu Barbosa (Republicanos), por exemplo, chegou a cobrar em algumas entrevistas que o prefeito Lucio enviasse à Câmara ainda este ano o projeto de revisão. Precisa se informar melhor o nobre edil, até porque se a planta não foi revisada, certamente não foi por culpa do atual prefeito.

Dever de casa

Neste sentido o prefeito Lucio de Marchi (PP) fez o dever de casa e, no início do mandato enviou um projeto à Câmara Municipal a fim de corrigir algumas distorções históricas e que prejudicam demais o município.

Hipocrisia

Pois bem, o projeto foi vetado e não avançou no Legislativo. Interessante é que algumas pessoas hoje ao lado do prefeito eleito foram decisivas neste processo e resta saber qual será o posicionamento desta turma a partir de janeiro de 2021. Alguns devem ter a memória curta.

Operação Quadro Negro

A 9ª Vara Criminal de Curitiba autorizou a retomada do andamento de dois processos da Operação Quadro Negro, que investiga o desvio de pelo menos R$ 20 milhões que deveriam ter sido usados em construções e reformas de escolas públicas no Paraná. A decisão atende pedido do Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Jurisdição

O trâmite dos procedimentos estava suspenso para análise de competência – a defesa dos acusados – entre eles o ex-governador Beto Richa (PSDB) – alegava que a que a jurisdição era da Justiça Eleitoral, em razão da necessidade de se averiguar possível existência de delito eleitoral. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral, acatando manifestação do MP, apresentou entendimento diverso e devolveu os processos para a Justiça Estadual paranaense.

Sorteio

Os novos vereadores em Toledo, como é de praxe, participaram de um sorteio para escolha dos futuros gabinetes. Até aí tudo certo. O problema é que teve vereador eleito querendo ‘despejar’ o atual vereador – e ainda ‘dono’ do gabinete antes do tempo.

Ofício

A inexperiência de alguns vereadores eleitos sobre a função do Legislativo é tão grande que tem preocupado até mesmo os servidores da própria Câmara Municipal. Dia desses um vereador chegou com uma lista contendo alguns nomes que ele gostaria de nomear na Prefeitura de Toledo e queria saber onde e como faria o ofício para que isso acontecesse.

Orientação

Foi gentilmente orientado de que não era função do vereador aquele tipo de iniciativa, muito menos função do servidor produzir tal documento.

Fisioterapia

Foi entregue a Central de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares, mais uma estrutura que atenderá a população de Toledo no complexo de Saúde da Grande Pioneiro. A obra, com área total de 759 metros quadrados, recebeu investimentos de R$ 1.018.754,62 (recursos viabilizados pela Associação dos Portadores de Lesão Por Esforços Repetitivos [APLer]) e contará com sala de cinesioterapia, consultórios, consultórios, sala de eletro feminino e masculino, banheiros adaptados com acessibilidade, almoxarifado, sala multiuso, consultório de acupuntura.

Homenagem

Por força do Decreto nº 898/2020, o local levará o nome do Dr. Claudemir Rodrigues Dias, profissional da Medicina Esportiva, que dedicou parte de sua vida ao Toledo Esporte Clube e faleceu no ano passado.