Coluna do Editor 23/03/2021

2

Visita


O ex-vereador e candidato a vice-prefeito na eleição passada em Toledo, Marcos Zanetti, visitou o Jornal do Oeste, onde foi recebido pelo diretor-administrativo Armando Staudt Manfroi. Hoje Zanetti é assessor do líder de Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Hussein Bakri, e vem fazendo um trabalho junto a municípios da região.

Ciclovia

Em Toledo, por exemplo, ele tem cuidado de projetos importantes, como a ciclovia que liga a BR-163 ao distrito de Novo Sobradinho. O convênio para a obra já foi assinado.

Duplicação

Outro projeto importante para Toledo é a duplicação da Egydio Munaretto. Segundo Zanetti, o projeto deverá estar concluído até o fim deste mês.

Delegacia Cidadã

E tem ainda a Delegacia Cidadã, que deverá ser construída no Centro Administrativo Moacir Micheletto, próximo à Justiça do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil e à nova sede do Procon. Marcos Zanetti informou que os valores da obra estão sendo atualizados porque o projeto é antigo e que esta etapa do projeto tem recebido um apoio importante da iniciativa privada.

Vacinas

O diretor da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, informou que recebeu mais doses do Governo do Estado de vacinas contra a Covid-19. No total foram 14.650 doses – entre 1ª e 2ª – para os 18 municípios atendidos pela Regional.

Ranking

Em levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) seis deputados federais do Paraná aparecem entre os 100 melhores do ranking nacional de parlamentares municipalistas. Luizão Goulart (Republicanos), ex-prefeito de Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, é o mais bem colocado na lista. Ainda entre os 100 mais bem avaliados de acordo com a CNM estão Evandro Roman, na 51ª posição, Aroldo Martins (54°), Schiavinato (69°), Sérgio Souza (70°) e Aliel Machado (77°).

Internado

Por falar em José Carlos Schiavinato, ele segue internado em leito de UTI do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, mesmo hospital onde estava internada a sua esposa, Marlene, que faleceu no último dia 12 pelas complicações de um câncer e da Covid-19. Segundo informações de sua assessoria, seu estado de saúde é grave, mas a infecção começou a regredir.

Toledo contra Covid

Os atendimentos na campanha Toledo contra Covid seguem firmes. Agora os agendamentos podem ser feitos todos os dias, de segunda a segunda pelos contatos telefônicos (45) 98837-6161 ou (45) 98840-7575, de segunda a sábado: das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Aos domingo o atendimento é das 8 às 11h30. As consultas médicas são realizadas no Ginásio de Esportes da Unipar Campus II também todos os dias.

Sintomas

O atendimento é exclusivo por agendamento e os pacientes devem estar com sintomas iniciais (cinco primeiros dias). No local não são realizados exames e testes para comprovação da Covid-19. Ao final do atendimento médico, se necessário o paciente receberá medicamentos para o tratamento precoce da doença. A campanha é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Associação Médica de Toledo e Unipar.

Cultura

Nesta terça-feira (23) transmitiremos o Projeto Conta Cultura com duas novas histórias para a criançada!! As histórias serão veiculadas em 2 horários: às 9:30 e às 14 horas. A história 1 é “Chapeuzinho Amarelo”, com apresentação de Camila Zavate e Bea Trycy e o cenário de Cleonice Dumke; já a história 2 será “A Casa Sonolenta”, com a apresentação de Camila Zavate, Cleonice Dumke e Jaqueline Bonjour Rosin e cenário de Cleonice Dumke. A realização é da Secretaria da Cultura de Toledo, com apoio da Secretaria de Comunicação.

Luto

Meus sentimentos à família e amigos do advogado Jomah Hussein Ali Mohd Rabah, que faleceu nesta segunda-feira, decorrente de complicações pelo Covid-19.  Embora tivéssemos divergências ideológicas e políticas, sempre houve um respeito mútuo profundo e fico muito triste com essa notícia. Descanse em paz!