Coluna do Editor 23/08/2021

1

Ultraconservadores

O bispo da Diocese de Toledo, dom João Carlos Seneme, emitiu uma nota endereçada às 31 paróquias em 19 municípios (Assis Chateaubriand, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Guaíra, Iracema do Oeste, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi) com o posicionamento oficial a respeito das atividades do grupo católicos ultraconservadores na área da Diocese de Toledo.

Lefebvre

De acordo com a nota, um grupo de pessoas respondendo pelo nome de “Católicos Ultraconservadores – Resistência” tem organizado celebrações de missas e espaço para realização de outros sacramentos sem permissão do bispo diocesano. “Ultimamente chegou ao meu conhecimento a ligação do grupo com o Mosteiro da Santa Cruz da cidade de Nova Friburgo (RJ). Pois bem, o referido mosteiro rege-se pelas orientações do Arcebispo Marcel Lefebvre, figura conhecida no ambiente católico por suas posturas pouco sinodais e por seu comportamento cismático”.

Esforços

Dom João Carlos Seneme lembra ainda no documento dos “esforços despendidos pelos Sumos Pontífices São João Paulo II e Bento XVI a fim de assegurar a plena comunhão com a Igreja de todos os seguidores do Arcebispo. Graças a Deus, muito se tem conseguido e os frutos são numerosos. No entanto, ainda se verifica que não há a plena atenção às súplicas e propostas generosas de diálogo e empenho pela comunhão”.

Sem ligação

“Os monges do Mosteiro Santa Cruz não estão em comunhão com o Papa Francisco e, consequentemente, com a Igreja Católica Apostólica Romana. Portanto, os supostos sacramentos realizados nas celebrações organizadas pelo grupo não são reconhecidos pela Igreja, sendo inválidos. Em vista disso, buscando preservar nossa unidade diocesana recomendo, com insistência, para que nossos diocesanos não participem das atividades do referido grupo. Reitero que não há qualquer contato entre a Diocese de Toledo e esse movimento. Inclusive, nossos espaços de culto não servem a essas atividades”.

Visita

O deputado estadual Requião Filho visitou o Jornal do Oeste nesta sexta-feira e, entre uma conversa e outra, disse que a decisão sobre qual partido ir após a saída do MDB não depende apenas de sua vontade própria, mas sim de um grupo que pretende ser oposição ao governador Ratinho Junior em 2022, tendo o pai, Roberto Requião, como cabeça de chapa.

PDT

Dependesse da vontade do deputado, o destino mais provável seria o PDT, com quem tem mais simpatia. Ele, entretanto, confirmou existir um convite do PSB. Em tom descontraído disse que iria para o “partido que desse mais votos”.

Relação

O questionei sobre sua relação com o prefeito de Toledo Beto Lunitti. “Gosto muito do Lunitti. Não concordo com tudo que o Lunitti fez politicamente, principalmente do MDB. Quer saber porque estávamos contra a turma do MDB? Porque eles eram a favor do pedágio e nós estamos contra. Tem dúvida? Olha a votação do pedágio. Tem dúvida? Olha como os deputados federais estão se portando em Brasília e defende pedágio. É simples: nós somos contra o Ratinho, somos contra o pedágio, somos contra o aumento de agua e luz e em uma pandemia e essa galera é a favor”, disparou sem meias palavras o deputado estadual.

Chopp

Quando chegou a Toledo, Requião Filho foi tomar um chopp com o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, mas gosto muito do Lunitti e da cidade ele tem feito um bom trabalho. Ele tem uma história incrível no MDB, mas neste momento eu acho que ele deu uma tropeçadinha, mas sou católico, acho que as pessoas podem sempre se arrepender e serem perdoadas e buscarem o seu norte”.

Vacina

No estacionamento do Primato anexo à Havan, no Jardim Porto Alegre, haverá vacinação contra a influenza neste sábado (21), das 14 às 18 horas. A vacinação está liberada para toda população a partir de 6 meses de idade, entretanto, a pessoa não pode ter recebido a vacina contra Covid-19 nos últimos 14 dias ou ter apresentado sintomas da doença nos últimos 30 dias. É obrigatório apresentar documento com foto e carteira de vacinação.