Coluna do Editor 23/10/2021

2

Visita

CRÉDITO: Janaí Vieira

 

 

O ex-prefeito de Toledo Lucio de Marchi (PP) visitou o Jornal do Oeste nesta sexta-feira (22). Falou sobre o atual momento político – e delicado – pelo qual passa o Brasil e, claro, também sobre a política local. Lucio é um dos pré-candidatos a deputado estadual e tem aproveitado para se reunir com importantes lideranças de Toledo e região.

 

Roubo

Os moradores próximos ao antigo prédio do Olivo Beal, no Centro de Toledo, já perderam as contas de quantas vezes viaturas da Polícia Militar compareceram ao local para atender ocorrências. Ainda em obras, a futura sede – que nunca fica pronta – do Núcleo Regional de Educação foi alvo esta semana de mais um roubo. A polícia pegou no flagra um grupo que estava roubando as janelas de alumínio instaladas no local.

 

Sem diálogo

A direção do Sindicato Municipal dos Servidores Públicos de Toledo tem deixado muito claro nas entrevistas concedidas que não existe o menor diálogo entre a entidade e a gestão do prefeito Beto Lunitti (MDB). O filme parece um deja vu da primeira passagem de Beto pelo Executivo, quando até em greve os servidores entraram por divergências com a forma de administrar do prefeito.

 

Ministério Público

A partir de segunda-feira (25), todas as unidades do Ministério Público do Estado do Paraná deverão manter, em regime de trabalho presencial, durante todo horário de expediente, no mínimo 50% de seus integrantes. De acordo com determinação do procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia, a participação nas atividades presenciais, “pressupõe a integralização do processo de imunização (recebimento de duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19 e o transcurso de quinze dias a partir da segunda ou última dose), a ser rigorosamente observada pelos integrantes da Instituição”.

 

Eutanásia

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que proíbe a eutanásia de cães e gatos de rua por órgãos de zoonose, canis públicos e estabelecimentos similares, exceto em casos de doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais. A Lei 14.228 foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União e passa a valer em 120 dias. As informações são da Agência Senado.

 

Privatização

A privatização da Eletrobrás, a crise hídrica e o risco de apagão no Paraná e no Brasil serão temas de uma audiência pública que será realizada, de forma remota, na Assembleia Legislativa do Paraná, na próxima segunda-feira (25), às 10 horas. O debate contará com transmissão pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

 

Sem remédios

Na quinta-feira (21), uma ouvinte do programa “Jornal do Meio-Dia”, apresentado por mim e por Batista Franco na Rádio União (AM 900), disse que foi à Unidade Básica de Saúde da Vila Industrial e que “nenhum dos remédios” receitados pela médica foi possível conseguir pegar: nem na Industrial, nem na Farmácia Central. “Não tem remédios e não são dos mais caros”, reclamou a ouvinte.

 

Oferta

De acordo com informações do Gabinete do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, os medicamentos citados não pertencem ao Remume, ou seja, não são disponibilizados pelo SUS. A orientação é solicitar via promotoria pública. “Então não está em falta, não é disponibilizado. Também não é fornecido pela farmácia da 20ª Regional de Saúde”, informou o Gabinete.

 

Projeto

Será apresentado na sessão de segunda-feira (25) na Câmara Municipal de Toledo o Projeto de Lei nº 163, do vereador Valdomiro Bozó (PSC), que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual no Município de Toledo.

 

No chão

Ainda não é oficial, porém, as instalações do Colégio Esperança Favaretto Covatti, no Jardim Bressan, deverão ser derrubadas diante do estado crítico no qual se encontram. Uma parte do colégio está interditada há pelo menos três meses depois de rachaduras aparecerem nas paredes internas.