Coluna do Editor 23/12/2020

0

Visita

O prefeito de Maripá Anderson Bento Maria visitou esta semana o Jornal do Oeste para entregar ao diretor-administrativo Armando Staudt Manfroi uma belíssima orquídea, flor símbolo da charmosa cidade. Claro que além do presente a conversa girou em torno da política.

Descanso

Anderson pretende, tão logo entregue o cargo, tirar alguns dias de folga e colocar a cabeça no lugar. Lá por fevereiro ele deve ter novidades em relação ao seu futuro.

Feliz

O prefeito de Maripá disse terminar seu segundo mandato feliz por ter conseguido executar muitos projetos para o desenvolvimento da cidade e também por ter eleito seu sucessor, algo que nem todos os prefeitos da região conseguiram.

Diplomação

Por falar em Maripá, às 12h20 da última sexta-feira (18), em cerimônia realizada no Fórum Eleitoral de Palotina, o prefeito de Maripá Rodrigo Schanoski (PL) e a vice-prefeita Janaína Müller Geraldi (Progressitas) foram devidamente diplomados. A diplomação ocorreu de forma individualizada e observando todas as normativas sanitárias relacionadas ao coronavírus. A solenidade de posse deverá ocorrer no dia 1º de janeiro, às 9 horas, no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski, com público restrito a convidados.

“Zé Coelho”

O prefeito Lucio de Marchi recebeu em seu gabinete familiares de José Fernandes Coelho. O empresário do ramo de materiais de construção, conhecido como “Zé Coelho”, dará nome à pista de pouso do Samu Aéreo (heliponto) anexo ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes, obra que integra o complexo de saúde da Grande Pioneiro que está em fase final.

Justo

O empresário faleceu em 18 de fevereiro de 2012, vítima do câncer. “É um tributo justo a quem, além de ter sido um grande amigo meu, foi alguém que ajudou no desenvolvimento de Toledo. E é recompensador ver uma obra que vai ajudar a salvar muitas vidas ser associada ao nome dele”, afirmou Lucio.

Diferença

“Com essa pista de pouso não será mais necessário levar pacientes que precisam de remoção para outras cidades até o aeroporto ou até ao heliponto da UPA [Unidade Pronto Atendimento], um trajeto onde várias pessoas em estado grave acabaram morrendo dentro da ambulância. Com isso, ganha-se um tempo que faz toda a diferença”, comentou ainda o prefeito de Toledo.

FAG em recesso

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito da FAG Toledo entrou em recesso desde segunda-feira (21) com retorno das atividades previsto para o dia 20 de janeiro de 2021. Durante o período não haverá expediente administrativo, docente e de acadêmicos que realizam estágio no local.

Pelo Whats

O atendimento ao público retornará no dia 25 de janeiro de 2021 e será realizado apenas por Whatsapp. Para ações sobre medicamentos o atendimento será pelo número (45) 3252-4312. Para casos que já deram entrada ou que estão em andamento o assistido poderá contatar pelo número (45) 3252-0204 para receber atualizações ou encaminhar novos documentos para os processos.

Fila

Para novos atendimentos o número de atendimento será o (45) 3277-4083. Neste caso o usuário deve enviar mensagem e seguir as instruções solicitadas no aplicativo. Os agendamentos devem obedecer a uma fila de espera que pode demorar mais do que o habitual, considerando que o atendimento do NPJ foi reduzido por causa da pandemia.

MP em recesso

Entre os dias 20 de dezembro de 2020 e 6 de janeiro de 2021, período do recesso forense, os serviços do Ministério Público do Paraná serão prestados em regime de plantão, observadas as normas sanitárias e protocolos de segurança estabelecidos em função da pandemia de Covid-19.

Quatro Pontes

A Prefeitura de Quatro Pontes tem uma programação de ponto facultativo neste fim de ano para o serviço público municipal, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais, conforme o decreto nº 183/2020. Assim, na quinta-feira (24), véspera de Natal, não haverá atendimento das 13h30 às 17h30.

Horários

As repartições públicas também não terão atendimento das 13h30 às 17h30 no dia 31, véspera de ano novo. Para ambas as datas haverá plantão para casos de urgência e emergência. Os munícipes deverão contatar a ambulância da Secretaria de Saúde pelo (45) 98826-6430, SAMU no 192 e a Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes nos telefones 99993-2971, 98842-6022 e 98803-5166.