Coluna do Editor 24/06/2021

1

Sem reforma

O vereador Chumbinho Silva (PP) é mais um a se manifestar contra o projeto de reforma administrativa em Toledo – ou reestruturação, como tem pregado a atual administração municipal. Ele comentou ser, por exemplo, totalmente contra a extinção da Secretaria de Políticas para Mulheres e também da Secretaria da Juventude.

Foco

Entretanto, para ele o principal foco é a Secretaria da Agropecuária. “Toledo possui o maior Valor Bruto da Produção (VBP) há anos e vamos tirar o status de uma secretaria técnica”, questionou Chumbinho, que citou nomes de peso que ocuparam o cargo ao longo da história da pasta. “Essa junção não me agrada. Falar em economia? Não há economia alguma”, defendeu o vereador.

Insistência

Com Chumbinho são pelo menos cinco os vereadores já publicamente contrários à proposta. Além dele, Olinda Fiorentin, Professor Oseias, Gabriel Baierle e Jozimar Polasso já apontaram algum item que não concordam e, como há forte insistência do prefeito Beto Lunitti em aprovar tudo ou nada…

Calamidade

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou ontem (23), em sessão extraordinária, um projeto de decreto legislativo que prorroga o estado de calamidade pública no Paraná por causa da pandemia da Covid-19 até 31 de dezembro. O pedido foi apresentado pelo governador Ratinho Júnior (PSD). O atual decreto, já renovado no final de 2020, vale até 30 de junho. Para ter validade, o novo decreto terá que ser homologado pelos deputados.

Genivaldos

Os Genivaldos da Câmara de Toledo, os vereadores de Jesus e Paes, reclamaram de algumas críticas feitas por algum radialista – ambos não citaram os nomes. Genivaldo de Jesus disse que quando faz uma Indicação pedindo a poda de uma árvore é porque vai conferir de perto a necessidade da população. E Genivaldo Paes emendou em seguida: “Aqueles que criticam não têm voto. Política não se faz em 90 dias, mas em quatro anos”.

Direito

O sempre participativo Juliano Varanis comentou no Youtube da Câmara que, “o locutor, o jornalista estão exercendo seu direito constitucional. Se extrapolar use os meios legais, mas pare de ficar gastando tempo em discurso. Apresente projetos e ações. Isto que queremos ver”.

Vem mais

Ainda sobre as emendas para Toledo deixadas por Dilceu Sperafico quando era deputado federal, o vereador Professor Oseias garantiu haver muito mais para chegar. “Esses recursos servem para auxiliar as administrações e precisamos estar atentos para voltarmos a ter representação na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal”, comentou.

Modelo

Oseias falou ainda sobre a necessidade de se repensar o modelo de incubadoras em Toledo. Segundo ele, “o mundo mudou” e o padrão em Toledo que deu certo é o Biopark. “Quem sabe não podemos atrelar o modelo ao município”, sugeriu ele.

Romance

Nada como o clima sempre romântico do inverno para aquecer recentes corações solitários. Talvez por isso haja hoje um clima mais saudável entre Legislativo e Executivo em determinados setores.

Festinha

O clima esquentou mesmo foi durante a comemoração do aniversário da moça, realizada na casa de um colega de altíssimo coturno.