Coluna do Editor 24/12/2020

0

Câmara

Está cada vez mais acirrada a disputa pela presidência da Câmara de Toledo. Nos últimos dias a ideia de ter um Legislativo mais independente tem crescido bastante entre os vereadores eleitos, daí a chance de Gabriel Baierle (DEM) ser escolhido para comandar a Casa no biênio 2021/2022.

Atrelado

Não que o nome de Leoclides Bisognin (MDB) desagrade. Longe disso! O experiente vereador tem o respeito de todos dentro da Câmara, entretanto, sua eleição seria tornar a Câmara uma espécie de ‘extensão’ da Prefeitura, algo que a maioria pensa ser terrível para quem deseja mudar a imagem de subserviência que o Legislativo local vem tendo nos últimos anos.

Função

Particularmente defendo a independência dos poderes por ser, para mim, a melhor forma da democracia avançar. O Legislativo não pode ser o braço do Executivo. É preciso autonomia, ainda mais porque uma das principais funções dos vereadores é justamente a fiscalização das ações do prefeito.

Consamu

A Portaria nº 3.656 de 21/12/2020 consolida o Consamu Oeste Paraná nos seguintes municípios: Toledo, Tupãssi, Terra Roxa, Vera Cruz do Oeste, São José das Palmeiras, Santa Helena, Palotina, Cascavel e Cafelândia.

Vitória

Na opinião do prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, uma grande vitória para a saúde da região. A busca se iniciou ainda no começo do ano e foram várias audiências com a executiva do Consamu Oeste e agora finalmente o Ministério da Saúde valida o processo.

De olho

Ainda no campo da saúde, o prefeito eleito de Toledo Beto Lunitti vem mantendo contato com alguns prefeitos da região de olho na presidência do Consórcio de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar).

PEC dos prefeitos

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), avisou que não pedirá a retirada da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta o repasse de verbas federais para os prefeitos de forma permanente. Em mensagem no Twitter, Barros joga a responsabilidade para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Barros já avisou a interlocutores que a proposta, se entrar em votação, será aprovada.

Lembranças

Quero agradecer às lembranças de Natal recebidas, como da Embaixada Solidária, Biopark, Pé de Ideia Comunicação, Associação Ouro e Prata, André Doblinski, Gráfica J.A., Cirlei Rossi dos Santos e Elaine Cristina Pinheiro. Grato a todos!

Mensagem

Da Ouro e Prata, o presidente eterno Niulton Pegoraro trouxe uma mensagem muito bacana, fazendo uma alusão ao futebol que ele tanto adora.

Aniversário

Por falar em lembrança, o prefeito Lucio de Marchi está de aniversário na segunda-feira (28).

Vídeo

Ao lado do vereador Leoclides Bisognin, o prefeito eleito de Toledo, Beto Lunitti, explicou como será a posse no dia 1º de janeiro de 2021, às 15 horas, no Teatro Municipal. Como ele mesmo definiu, “será uma posse diferente” porque “vivemos um momento de pandemia”.

Um só

A decisão, tomada em conjunto, estabelece que seja levado apenas um convidado por eleito, ou seja, a quantidade de pessoas no Teatro será infinitamente menor que a capacidade do local. A transmissão será feita através do Facebook do prefeito.

Exemplo

Bisognin ressaltou que a classe política precisa dar o exemplo e lembrou que todas as pessoas terão a temperatura corporal aferida e serão tomadas todas as medidas sanitárias para evitar o contato no Teatro.

Recesso

Em função do Natal, o Jornal do Oeste terá um pequeno recesso neste fim de semana, com o expediente sendo retomado na próxima segunda-feira (28), a partir das 13 horas. A circulação retornará ao normal na terça-feira (29).