Coluna do Editor 24/06/2020

0 0

Lâmpadas

“É com muita felicidade que vemos um trabalho que iniciou em Toledo ter repercussão estadual. É muito gratificante e demonstra que o Ministério Público age em favor do Meio Ambiente e hoje temos um parâmetro em todo o Estado para que haja o recolhimento. Nossa ação judicial foi muito frutífera, depois de um longo tramite dezenas de recursos, houve um acordo judicial no sentido de se promover a logística reserva das lâmpadas e com a replicação dessas ações em todo o Paraná houve êxito em relação a logística reserva”. A frase é do promotor Giovani Ferri, um dos grandes responsáveis pelo sucesso na adoção da chamada logística reversa na questão das lâmpadas fluorescentes, que nesta terça-feira (23) teve o primeiro carregamento saindo de Toledo.

 

Orgulho

O atual secretário de Desenvolvimento Ambiental do município, Neudi Mosconi, também comemorou a iniciativa e destacou que isso demonstra a responsabilidade com a qual o setor vem sendo tratado em Toledo.

 

Vai fechar

O prefeito Francisco Dantas de Souza Neto, o Chiquinho, também decretou o fechamento do comércio em São Pedro do Iguaçu até o fim do mês. O documento reforça a necessidade de proteger a população do município a

fim de evitar o avanço da doença causada pelo coronavírus (Covid-19) e que o município possui casos positivos para a doença.

 

Atividades

Permanecerão fechados os estabelecimentos de comércio varejista em geral; salões de beleza e de cabeleireiros; hotéis, motéis, casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias, boates e similares; academias de ginástica e musculação e de artes marciais, escolas de dança e de natação, hidroginástica e demais atividades aquáticas, pilates e similares; casas de eventos, clubes, piscinas, associações recreativas e afins. Estão proibidas festas de qualquer natureza, seja em espaços públicos ou privados; feiras livres em geral; jogos e competições esportivas de qualquer natureza; cursos presenciais; e ainda atividades religiosas coletivas.

 

Críticas

Após o – ainda – vice-prefeito de Toledo Tita Furlan ter postado em suas redes sociais uma ‘resposta’ sobre as críticas feitas neste espaço, sem dúvida me sinto na obrigação de comentar que, essa atitude agressiva é bastante típica do vice que em outras oportunidades já demonstrou ter pavio curto quando questionado por seu comportamento, algo que o incomoda demais.

 

Salário

Sobre a decisão da Câmara de ter negado seu pedido de licença não remunerada, bastaria ele, Tita, agir como fizera seu grande guru político, o senador Alvaro Dias que, num gesto de grandeza, doou uma parte de seu salário a entidade beneficentes justamente por não concordar com a política do Congresso Nacional.

 

Secretária

Sobre o salário da minha esposa, é muito simples e por isso vou facilitar para o vice-prefeito. Na página 41, da relação de servidores, consta o salário da secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Larissa Ribeiro da Silva que, em maio, recebeu R$ 8.087,46. Merecidamente, é importante frisar, porque ela vai trabalhar todos os dias e fazendo muito além do que deveria.

 

Ações

Caso o vice-prefeito estivesse mais inteirado das ações dentro do município, certamente saberia que a SPM realizou um vídeo de alerta para casos de violência contra a mulher, está com quase tudo pronto para mais uma edição do casamento coletivo cidadão – inicialmente marcado para junho, tem organizado uma nova etapa do projeto de palestras com crianças dos sextos anos da rede pública de ensino. Além disso, tem confeccionado e doado máscaras para outras secretarias dentro da Prefeitura de Toledo.

 

Inédito

Como se não bastasse, a secretária Larissa integra um grupo de líderes em nível nacional que debate novas políticas de enfrentamento à violência contra a mulher porque Toledo é uma das pouquíssimas cidades entre as 399 do Estado do Paraná a ter uma pasta específica para este fim.

 

Campanhas

Graças ao esforço da secretária e de sua equipe, há alguns dias cartazes e MUPs foram espalhados pela cidade alertando sobre a lei que permite às mulheres desembarcarem após 22 horas fora do ponto de ônibus por questões de segurança, fato que repercutiu em todo o Brasil também.

 

Esforço

Isso é apenas um resumo bem breve de tudo que acontece numa das secretarias com um dos menores orçamentos e uma equipe reduzida. Ao invés de ficar reclamando, a secretária de Políticas para Mulheres de Toledo arregaça as mangas todos os dias, busca motivar sua equipe e trabalha porque sabe o esforço que fez para chegar ao lugar que ocupa hoje por puro mérito e não apenas porque é minha esposa, até porque hoje, com muito orgulho, eu sou o marido da secretária!

Deixe um comentário