Coluna do Editor 25/02/2021

3

Em Curitiba


Esta semana integrantes do Republicanos de Toledo foram recebidos pelo presidente Valdemar Jorge, secretário Estadual de Planejamento, que reforçou o apoio à unidade do partido em Toledo. Em outra reunião, o deputado Alexandre Amaro manifestou o seu apoio aos Republicanos e se colocou à disposição para atender as demandas do Município – Foto: Divulgação

Punição?

Apesar dos deputados federais terem implantado – ainda que de maneira indireta – o poder absoluto do Supremo Tribunal Federal com a decisão sobre a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), não posso deixar de comentar sobre a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dessa semana que ‘puniu’ com a aposentadoria compulsória a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, do Tribunal de Justiça do nosso vizinho Mato Grosso do Sul. As informações são do G1.

Pena máxima

Para quem não está muito acostumado com o ‘juridiquês’, a aposentadoria compulsória é a pena máxima prevista para os juízes e Tânia terá direito a seguir recebendo seu salário, ainda que proporcional, pelo resto de sua vida.

Benefícios

A juíza estava afastada desde 2018 por ter beneficiado seu filho, preso acusado de tráfico de drogas. Breno Borges foi preso quando transportava 130 quilos de maconha e 200 munições de fuzil. Segundo informações, câmeras teriam flagrado a desembargadora num veículo, ao lado de um delegado da Polícia Civil e um advogado, a fim de transferir o rapaz para uma clínica psiquiátrica.

Mortais

Vá um de nós, meros mortais, cometer qualquer ilegalidade como essa para ver aonde vamos parar. Por essas e outras é que o Brasil é essa bagunça meio organizada.

Novos uniformes

O Toledo Esporte Clube apresenta os uniformes oficiais, do novo fornecedor Avance Esportes, bem como os patrocinadores para a temporada 2021. A ideia, segundo o presidente Carlos Dulaba, era fazer uma apresentação para os parceiros, torcedores e a imprensa, mas devido ao Covid e o protocolo de não aglomeração de pessoas, este evento foi cancelado. As novas camisas estarão à disposição, a partir deste sábado (27) na sede do clube que fica ao lado do Estádio Municipal 14 de Dezembro, no Jardim Santa Maria. Outras informações através do telefone (45) 99134-2424.

Cascavel

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, determinou que todas as forças de fiscalização do Município estejam à disposição da Secretaria de Saúde para atuar, se necessário, no atual momento da pandemia da Covid-19. Na sexta-feira (26), serão anunciadas novas medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Pedágio

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou que a proposta de concessão de rodovias que o Ministério da Infraestrutura quer implantar no Paraná não difere do modelo atual de pedágio no Estado. Segundo ele, o conceito é o mesmo, de uma concessão onerosa, que cria uma taxa de outorga que será paga pelos paranaenses.

Sem benefícios

Romanelli se manifestou durante audiência pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Não há nenhuma razão para acreditar que este processo é diferente do que existe hoje”, sustentou ele. O deputado afirmou ainda que, mesmo que 100% do valor da outorga fique no Paraná, isso não beneficia os usuários. “A taxa de outorga vai ficar com a concessionária”.

Rigor

O secretário Arthur Rodrigues de Almeida (Segurança e Trânsito) tem sido rigoroso nas visitas a estabelecimentos comerciais em Toledo. Desde que foi nomeado autoridade sanitária pelo prefeito Beto Lunitti, o secretário tem tido uma rotina das mais extenuantes.

Bons e maus

O questionei se não seria o caso de Toledo decretar o fechamento completo pelo menos durante os fins de semana, a exemplo de outros municípios. A resposta é que os bons empresários não podem pagar pelos maus.

Frase

“Em Toledo não adianta ter todo o dinheiro do mundo. Não tem mais quarto para Covid”. A frase é de um médico toledano que está vendo de perto a situação caótica na qual estamos. E segue o baile…