Coluna do Editor 25/03/2021

1

Leitura

A sessão da Câmara de Toledo de segunda-feira (22) teve a leitura de ofício do prefeito Luís Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt comunicando seu afastamento para tratamento da saúde em função da Covid-19, com transmissão do cargo ao vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. O próprio Ademar Dorfschmidt entregou o documento e teve a tribuna liberada por 10 minutos pelo presidente da Câmara, Leoclides Bisognin, para falar aos vereadores e à população.

Inimaginável

O prefeito em exercício Ademar Dorfschmidt disse que jamais esperou assumir o cargo desta maneira e disse que segunda-feira era, provavelmente, o dia mais difícil desta pandemia, pois apenas durante uma hora e meia de reunião pela manhã com a Acit recebeu informações da perda de vários amigos e conhecidos pela Covid-19.

Apoio

Ademar pediu apoio à Câmara, destacou a liberação de recursos de meio milhão pelo Legislativo à saúde. “Me ajudem a conduzir este município, pois este município é merecedor de boas políticas, pois aqui vive gente do bem”, disse o prefeito em exercício de Toledo.

Missão impossível

Ademar também disse sobre a pandemia que “fizemos o possível e o impossível para salvar vidas”, apontando num pequeno balanço que o Mini-hospital três pontos de intubamento que foram passados para 20, enquanto Toledo passou de 22 vagas de UTI para 46, sendo 24 para Covid, mais 28 vagas de UTI em Assis Chateaubriand e quatro em Palotina, citando o apoio do governo estadual, que se prontificou a ajudar.

Cidadania

Com o foco no pleito eleitoral de 2022, o diretório estadual do Cidadania começou nesta semana a elaboração do Planejamento Estratégico Estadual (PEE) 2021/2022. O primeiro passo foi o agendamento das duas primeiras reuniões para o início deste projeto.

Encontros

Os encontros serão realizados, virtualmente, nos próximos dois sábados, dias 27 de março e 3 de abril, das 9 às 12 horas, com a participação dos membros titulares do diretório estadual, deputados, conselho de ética, presidentes municipais, coordenadores regionais, candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em 2020 e representantes dos diversos segmentos do partido. Em pauta o debate sobre os desafios e oportunidades para o próximo ciclo eleitoral e a definição dos objetivos estratégicos do partido.

Grupo de risco

Alguém poderia explicar porque a senhora defende a volta às aulas enquanto o maridão segue trabalhando de casa? Até onde se sabe, o esposo não faz parte do grupo de risco.

Calamidade Pública

A Assembleia Legislativa aprovou três projetos de decreto que reconhecem a ocorrência de estado de Calamidade Pública em 66 cidades do Paraná. A matéria avançou após receber votos 45 favoráveis e dois contrários. O pedido dos municípios é para a renovação da situação de calamidade até o dia 30 de junho de 2021. Com as dispensas de votação da redação aprovadas, as três propostas agora estão aptas para serem promulgadas pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Fechadas

Para quem é leitor assíduo de livros, como eu, uma informação pertinente: em função do novo decreto, as bibliotecas públicas municipais de Toledo seguirão fechadas até o dia 1º de abril.

Fila

A fila para vacinação ontem, no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, na Vila Industrial, estava para frente do Conjunto Itaparica.

Internado

A família do deputado federal José Carlos Schiavinato enviou informações sobre seu estado de saúde. Schiavinato se encontra internado em Brasília para tratar da contaminação pela Covid-19. Deu entrada no hospital no dia 3 de março. No dia 10 desse mês foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde segue sedado e em ventilação mecânica, recebendo tratamento.

Lenta

“Importante salientar que o vírus já está inócuo, mesmo assim a situação é grave devido às consequências provocadas pelo coronavírus. A recuperação é lenta, porém tem se mostrado progressivamente positiva e, nos últimos dias, não apresentou mais nenhuma piora. A equipe médica segue bastante confiante”, informa a nota.