Coluna do Editor 25/05/2021

3

Frase

“Se o Hospital Regional não estiver aberto, não serei candidato a deputado estadual”. A frase é do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt em entrevista ao “Fim de Tarde com o Editor”, programa que apresento às 17 horas pelas redes sociais do Jornal do Oeste.

Risco

Questionei Ademar se havia esse risco e, embora não tenha dito nem que sim, nem que não, paira sempre no ar uma chance de algo dar errado nesta famigerada obra.

Não sai

Caso venha mesmo a ser candidato, o vice-prefeito de Toledo garantiu que não sai do Cidadania. Segundo Ademar, já houve uma conversa com o deputado federal Rubens Bueno – presidente da legenda no Paraná – a respeito do assunto.

Preocupação

Como outras lideranças políticas de Toledo, Ademar Dorfschmidt também demonstrou preocupação quanto à disputa na esfera federal e o risco da cidade ficar sem representação na Câmara caso não haja uma definição séria e responsável.

Audiências

O agente legislativo Lucas Ricardo Teodoro encaminhou o calendário com as próximas audiências públicas a serem realizadas pela Câmara de Toledo. Nesta terça-feira (25), às 18h30, haverá uma para apreciação do Projeto de Lei nº 59/2021, que trata do Plano Plurianual (PPA).

Contas

No dia 26, às 14 horas, será a vez da audiência pública de prestação de contas do Poder Executivo e do Esporte. Na sexta-feira (28), também às 14 horas, haverá prestação de contas da Educação; no mesmo dia, às 18n horas, será realizada a audiência pública de prestação de contas da Saúde.

Verba

O deputado Aroldo Martins conseguiu a liberação de uma emenda junto ao Ministério da Saúde para custeio no âmbito da Atenção Primária à Saúde, a serem transferidos, em parcela única, aos municípios para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da Covid-19, com Toledo na lista. A informação é do assessor Ricardo Santos.

Foco

O foco é o apoio no cuidado com idosos e comunidades tradicionais. Parte da verba será direcionada ao tratamento de crianças de até 7 anos e gestantes com má nutrição cadastradas no Bolsa Família. Segundo a portaria do Ministério, o valor total para o município de Toledo será de R$ 434.637,78.

Atendimento

Preciso fazer o registro sobre o excelente atendimento prestado pelos servidores no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, na Vila Industrial, durante a vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira (24). Importante: o atendimento começou no horário previsto, com distribuição de senhas às 7 horas e início da vacinação às 8h30.

Educação

Além da presteza no atendimento, todos foram muito educados com quem lá esteve e prestaram todos os esclarecimentos necessários para quem estava com dúvidas.

Clima quente

Apesar do frio na manhã desta segunda, o clima esquentou nos corredores da Prefeitura de Toledo com o bate-boca entre um integrante do Executivo e outro do Legislativo que discordaram sobre um pedido de informações após a reunião tradicional comandada pelo prefeito Beto Lunitti e vereadores de sua base de apoio na Câmara.

Saúde

O tema seria algo relacionado à saúde. O vereador queria saber sobre a fila de espera e o representante do Executivo, que passou recentemente pela Câmara, parece não ter gostado muito do questionamento. Aí o clima esquentou e foi preciso a turma do ‘deixa disso’ entrar em ação.

Dono do pedaço

A pessoas mais próximas o vereador disse que o ‘cara’ pensa ser o ‘dono do pedaço’ e parece que nunca foi vereador para saber como a coisa funciona.

Apoio

Ainda chateado com a situação, o vereador lembrou que no próximo ano o moço pretende ser candidato a deputado e vai precisar de todo apoio possível e imaginável se quiser realmente se eleger.