Coluna do Editor 26/04/2021

0

No Oeste

Dando sequência à intensa agenda de trabalho no Oeste do Estado, o deputado estadual Hussein Bakri – líder do Governo na Assembleia Legislativa – esteve em São Miguel do Iguaçu, onde se reuniu com prefeitos e lideranças políticas de 17 cidades da região (Guaíra, Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Itaipulândia, Céu Azul, Medianeira, Iracema do Oeste, Matelândia, Guaraniaçu, Campo Bonito, Missal, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu, Foz do Iguaçu e Ramilândia).

Apoio

O chefe da Casa Civil, secretário Guto Silva, também esteve no encontro para discutir em conjunto as ações do Governo do Estado em apoio aos municípios, a retomada da economia e a situação da pandemia. “Me sinto extremamente honrado pela forma com que o Oeste do Paraná me abraçou e, ciente da responsabilidade e da expectativa depositadas em mim, irei sempre retribuir essa confiança com muito trabalho em prol do desenvolvimento da região”, disse Hussein.

De Toledo

O ex-vereador marcos Zanetti, hoje assessor de Hussein Bakri para a microrregião de Toledo, também esteve no encontro e confirmou que o deputado será o representante destes municípios das demandas junto ao Governo do Estado.

Visita

O ex-prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria, visitou o Jornal do Oeste esta semana e disse ainda não acreditar na morte do deputado federal José Carlos Schiavinato, com quem tinha uma sintonia muito grande e em quem se inspirou quando ocupou o cargo de prefeito por duas vezes.

Vazio

Anderson concorda que a morte repentina de Schiavinato deixa uma vazio enorme na política regional.

Espera

Diante do novo cenário, o ex-prefeito de Maripá disse que vai aguardar alguns dias antes de tomar alguma decisão, embora ainda mantenha o desejo em ser candidato a deputado estadual, projeto que contava com amplo apoio de Schiavinato, a ponto do ex-prefeito fazer parte da equipe parlamentar do deputado.

Conversa

Esta semana também encontrei o ex-vereador e ex-vice-prefeito Adelar ‘Pelanka’ Holsbach. Sempre uma conversa agradável. Claro que entre tantas coisas falamos sobre política, tema do qual Pelanka não esquece jamais. Em sua visão também será difícil recompor em pouco tempo a lacuna deixada pela morte de Schiavinato.

União

Pelanka também defende uma união de forças em torno de dois nomes para se ter condição de eleger um representante de Toledo na esfera estadual e nacional. Sem isso, acredita o ex-vereador, dificilmente a cidade conseguirá eleger alguém em 2022.

Reflexos

Também conversamos sobre a situação econômica em função da pandemia. Como empresário (proprietário da Óticas Cristal), Adelar Holsbach analisa que os reflexos da pandemia por causa do novo coronavírus ainda serão sentidos por mais algum tempo, em especial nos setores de calçados e confecções, dois que em sua opinião têm sofrido mais os efeitos econômicos dessa crise.

Em Marechal

A deputada federal Leandre Dal Ponte esteve, quinta-feira, em Marechal Cândido Rondon. Na prefeitura, foi recepcionada pelo vice-prefeito Ilário Hofstaetter (Ila) e pela secretária de Saúde, Marciane Specht, na sala de reuniões do gabinete. Também participou da reunião o vereador Arion Nasihgil.

Saúde

Leandre se apresenta como uma grande defensora na área da saúde. Ela ouviu as principais reivindicações por parte dos gestores públicos e se comprometeu a viabilizar recursos para serem utilizados na compra de equipamentos, especialmente para o Hospital Municipal Dr. Cruzatti.