Coluna do Editor 26/11/202

1

Depenados

As fotos mostram alguns carros sob a responsabilidade da Prefeitura de Toledo. São carros apreendidos que, desde que a empresa Transguard pediu a rescisão de contrato, ficou a cargo da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito zelar por estes veículos até se dar a destinação correta. O detalhe é que praticamente todos os veículos foram ‘depenados’, ou seja, levaram alguma coisa.

Autocenter

Com o tanto de peças roubadas do pátio dá para montar um verdadeiro autocenter, com direito a aparelhos de rádio, pneus, calotas, rodas, bancos, entre outros itens que ‘sumiram’ dos veículos.

Escuridão

Esses furtos provavelmente aconteceram à noite, pois os refletores estavam sem lâmpadas porque, como o espaço não pertence à prefeitura, as lâmpadas não poderiam ser trocadas à época. Mas aí fica a pergunta: e quem vai pagar por estes objetos? Afinal, se os veículos estão sob responsabilidade do município…

Segurança

Informações não oficiais indicam que no local ficam um guarda municipal durante o dia e um à noite, porém, sem iluminação alguma é como não tivesse segurança alguma, ainda mais porque ali próximo existe uma mata.

Abandonou

Extraoficialmente também parece que a empresa foi embora pois ainda na primeira gestão do prefeito Beto Lunitti. A promessa era que em Toledo seria possível recolher cerca de 200 veículos por mês, mas isso só aconteceria em uma cidade de porte superior, bem superior.

Dengue

O problema aumenta porque os agentes endemias sempre encontram focos de mosquitos da dengue no local.

Que segredo?

Teve vereador que não se aguentou e, ao receber cópia do processo movido pelo Ministério Público contra o vereador Gilson Francisco, ‘mandou ver’ nas redes sociais. O detalhe é que o processo deveria correr em segredo de Justiça. Segredo, que segredo?

Clima

Ainda sobre o caso envolvendo o vereador Gilson Francisco, o clima ontem no Legislativo era de incertezas sobre o que fazer após a decisão judicial de afastar o vereador.

Conselho segue

A investigação sobre o caso, de acordo com o presidente do Conselho de Ética, Professor Oseas (PP), por enquanto segue normalmente, tanto que ontem foi mantida a oitiva programada.

Cassado

Por 4 a 3, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou ontem (25) o mandato do deputado federal paranaense Evandro Roman (Patriota) por infidelidade partidária. Segundo o TSE, Roman deixou o PSD e se filiou ao Patriota sem apresentar justa causa para trocar de partido. Para sair do PSD, o parlamentar se baseou apenas em uma carta de anuência da sigla permitindo o desligamento.

O leitor escreve…

“Bem pontuado o editorial de quarta-feira (sobre a redução de UTIs em Toledo). Ajudando a encontrar uma resposta para a situação: a) temos representação própria (de Toledo) na Assembleia Legislativa? b) As lideranças locais (Acit/empresariado, Lions, prefeito, vice,…) onde estão? c) Câmara Municipal sem liderança maior, quase um escritório/apêndice do Executivo, sem voz, sem coordenação, acanhada, envolvida e pensando no seu próprio umbigo… Não oferece retorno no volume e importância que representa na região. Então, enquanto persistir este estado de coisas, seremos um distrito (mesmo que apenas na questão da saúde) de Assis Chateaubriand. Mero distrito”.