Coluna do Editor 27/08/2021

7

Clima tenso

O bicho pegou nos corredores da Câmara Municipal de Toledo na segunda-feira da semana passada quando um servidor antigo do Executivo foi tirar satisfações com um servidor do Legislativo. Nada a ver com assuntos de trabalho, embora o enrosco tenha acontecido no horário de expediente. O motivo da discussão – bastante ríspida por sinal – seria um suposto assédio que estaria acontecendo à filha de um dos envolvidos. A coisa ficou tensa nos corredores da Casa e os dois quase foram para as vias de fato.

Em Brasília

Gabriel Baierle (DEM) é um dos representantes de Toledo na Marcha dos Vereadores que acontece em Brasília e, aproveitando uma folga na agenda, esteve ontem (26) cedinho em frente ao Palácio do Alvorada. Aproveitou para fazer uma foto e, quando o presidente Jair Bolsonaro saía, mandou uma pergunta sobre o pedágio. Não gostou muito da resposta

Passeio

Mas parte da caravana de Toledo aproveitou bastante o período de folga para passear no shopping e ‘tietar’ figuras importantes, com direito a foto e postagens em redes sociais onde aparecem o líder do Governo Dudu Barbosa, o próprio Gabriel Baierle e Marcelo Marques. E segue o baile!!!

Agenda livre

Claro, entre um evento e outro há tempo na agenda para almoçar, passear, fazer turismo, compras, etc. Mas, quando se trata da coisa pública, é preciso saber a diferença entre o moral e o legal, até porque os vereadores lá estão com dinheiro público que bancou as diárias recebidas sem necessidade de comprovação de gastos.

Lei Aldir Blanc

A Assembleia Legislativa aprovou, em primeiro turno projeto que pretende estender a prorrogação do auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura, ampliando o prazo de utilização de recursos federais pelo Estado. O projeto do governo altera a Lei Estadual nº 20.334/2020, que trata da utilização dos recursos provenientes da lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Estadual de Cultura do Paraná.

Golpe

Nos últimos dias o município de Assis Chateaubriand, tem recebido várias ligações de pessoas reclamando que foram vítimas de golpe, onde fizeram inscrições para determinados cursos, fazendo pagamento através de cartão de crédito e PIX, e após isso as pessoas não conseguiam mais contato com os responsáveis, sendo assim vítima de golpe. Chateaubriandenses chegaram a informar o prejuízo de até R$ 750.

Alerta

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação e Projetos Estratégicos, Milene Cristina Aleixo Ferreira Angeleli, faz um alerta. “São inúmeras reclamações com relação a cursos que estão sendo direcionados na cidade e acabam usando a logo ou até foto do município de Assis Chateaubriand, passando uma imagem de que são cursos oferecidos pela prefeitura ou com o apoio e nós queremos esclarecer que todos os cursos, sejam através da nossa secretaria ou de outra, sempre estarão sendo divulgados nas páginas oficiais do município e pedimos que fiquem atentos a esses golpes que estão acontecendo principalmente nos finais de semana”, salientou Milene.

Valorização

A notícia sobre o estudo da Pfizer em Toledo, com a vacinação para crianças a partir dos 12 anos, foi amplamente divulgada por várias lideranças políticas e empresariais da cidade. O detalhe é que a maioria usou links de veículos de comunicação de outras cidades. É a velha máxima do ‘santo de casa que não faz milagre’.

À disposição

Esta semana o vereador Valdomiro Bozó recebeu a visita do deputado estadual Do Carmo, que colocou seu gabinete à disposição de Toledo. “É sempre importante este tipo de apoio e, dentro das demandas que tivermos, vamos sim conversar com o deputado”, comentou Bozó.