Coluna do Editor 28/05/2021

9

Visita

Recebi esta semana a visita do presidente do diretório do Progressistas em Toledo, o advogado Leandro Nesello. Um bate-papo bacana que reproduzirei em mais detalhes na sequência. Um tema, entretanto, é preciso adiantar: o partido tem se reestruturado após a morte do deputado federal José Carlos Schiavinato com reuniões frequentes.

Ciscopar

Valter Aparecido Souza Correia, prefeito de Assis chateaubriand e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), acompanhado do secretário de Administração e Previdência, deputado estadual Marcel Micheletto, esteve em uma audiência com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. Na oportunidade Valtinho, fez o convite para o secretário participar nos próximos dias da inauguração de um novo bloco do consórcio, em Toledo. Lembrando que o Governo do é parceiro na obra.

Demandas

Valtinho entregou ainda algumas demandas do Ciscopar e aproveitou para tratar sobre a construção da nova Unidade Central de Saúde de Assis Chateaubriand. “São mais de R$ 2 milhões e é uma emenda do nosso Secretário de Administração e Previdência, deputado estadual Marcel Micheletto e tudo já está tramitando junto à Secretaria de Saúde, agora estamos aguardando mais alguns ajustes para que então seja autorizado a licitação da obra”, destacou o prefeito Valtinho.

O leitor escreve…

“Bom dia. Aquela rua e ciclovia ali da Sanga Panambi que o secretário disse que ia andar arrumar no outro dia até agora nada. Grande abraço”. Mensagem enviada por um leitor.

Nomes

A ciclovia fica na Rua Mané Garrincha, onde o asfalto cedeu e o secretário em questão é Neuroci Frizzo, que garantiu durante encontro com ciclistas que o local já estaria sendo arrumado desde a semana passada.

Suspensas

A secretária Jennifer Thays Chagas Teixeira encaminhou um Ofício Circular suspendendo as atividades nos Centros da Juventude em Toledo. O motivo é o aumento de casos de Covid-19 na cidade nos últimos dias.

Limpeza

Ela também deixou claro que um dos motivos para a suspensão é o problema na “contratação de serviço terceirizado de limpeza, onde os espaços da referida Secretaria (da Juventude) encontram-se sem serviço de limpeza e o referido pregão está marcado para ocorrer no dia 04 de junho de 2021”.

Sem aula

Até onde se sabe, os matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) até agora por causa da sala suja.

Ausência

Além disso, tem sido frequente a reclamação da ausência da secretária na pasta da Juventude. Na Secretaria da Mulher parece que ela só dá expediente às terças de tarde.

Reestruturação

Talvez seja este um dos motivos para a tal reestruturação administrativa proposta pelo prefeito Beto Lunitti (MDB).

Contra

Aliás, sobre esta proposta, a vereadora Olinda Fiorentin (PSD) já avisou: vota contra. O motivo é muito simples: a possibilidade de extinção da Secretaria de Políticas para Mulheres.

Pedágio

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) reafirmou que a Frente Parlamentar sobre o Pedágio está em alerta para assegurar que o modelo de licitação a ser proposto pelo governo federal para as novas concessões garanta competitividade entre os participantes e estimule a efetiva redução das tarifas. Segundo o deputado, informações apontam que o Ministério da Infraestrutura pretende adotar uma concorrência pelo menor preço de tarifa com aporte financeiro proporcional ao desconto. Na avaliação do parlamentar, essa solução é muito semelhante ao modelo híbrido, previsto inicialmente.

Contas

Hoje (28) haverá audiência pública de prestação de contas da Prefeitura de Toledo na Educação, às 14 horas, e Saúde, às 18 horas. Ambas acontecem na Câmara Municipal.