Coluna do Editor 29/04/2021

0

Engajado

Uma comitiva da Ferroeste esteve em Toledo nesta quarta-feira (28) para se reunir com o prefeito Beto Lunitti e com a diretoria do Biopark a fim de estudar a implantação de um terminal de transbordo na cidade. A visita é fruto do engajamento pessoal do secretário de Estado da Administração e Previdência, Marcel Micheletto.

Desenvolvimento

Deputado estadual licenciado, Micheletto acredita que a expansão da Ferroeste poderá representar mais um passo rumo ao desenvolvimento pleno de todo o Oeste do Paraná, daí seu esforço pessoal neste processo. Ah, a comitiva também esteve na Frimesa, em Assis Chateaubriand.

Laranja

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) de Toledo apresentou a nova avaliação da Matriz de Risco referente à Semana Epidemiológica compreendida entre os dias 18 e 24 de abril. Após considerar os seis indicadores que compõem a avaliação, chegou-se ao total de 18 pontos, ou seja, estamos no limite da Bandeira Laranja, a qual compreende um risco moderado para a Covid-19.

Queda

Segundo o relatório, houve queda em alguns indicadores, como a taxa de ocupação de leitos de enfermaria, que caiu para 60,53% e a variação do número de óbitos em 58%. Até o início desta semana, a demanda por leitos hospitalares também registrou queda. Ao todo, 31 pessoas aguardavam leitos hospitalares na macrorregião, 13 para UTI e 18 para leitos de enfermaria, sendo que nenhum paciente da 20ª RS estava na fila para leito de UTI.

PPA

O líder do Governo na Câmara de Toledo, vereador Dudu Barbosa (Republicanos) comentou sobre o PPA que deverá ser entregue na Câmara Municipal. “Tudo que foi prometido na campanha estará dentro do PPA”, disse ele. Ainda segundo Dudu, o Plano de Governo não pode ser uma “peça de ficção científica”. Também comentou que dentro de alguns dias deverá ser apresentada uma proposta de reforma administrativa por parte do prefeito Beto Lunitti.

Empregos

“Toledo tem bons índices de empregabilidade, porém, muito pelo nível básico do mercado de trabalho”. A frase é do vereador Marcelo Marques (Patriotas). Ele quer chamar a atenção sobre a necessidade de olhar sobre a profissionalização através de mais cursos técnicos. “Quanto mais bem capacitado um profissional está, melhor ele será remunerado”. Hoje, segundo ele, um curso técnico poderá remunerar melhor do que um curso superior em algumas áreas.

Responsabilidade

Já Marly Zanete (PV) destacou que a responsabilidade da prefeitura em relação à manutenção das árvores. “Vai você e corta um galho sem autorização para ver” questionou a vereadora, ressaltando que no caso de uma pode irregular o fiscal aparece rapidinho para aplicar uma multa. Ela disse que na rua onde mora não é feita a manutenção das árvores há muito tempo. Há alguns dias a vereadora lembrou ter caído um galho podre e, por sorte, nada, nem ninguém foi atingido.

Contra…

A diretoria da APP-Sindicato emitiu dois comunicados nesta quarta-feira (28). O primeiro, claro, repudiando a volta às aulas por causa da vacinação. Ou melhor, a não vacinação dos professores. Até aí tudo normal…

A favor

O detalhe foi o segundo comunicado, convocando todo mundo para se reunir nesta sexta-feira (30), na Praça Willy Barth, no Centro de Toledo para lembrar a data, quando o então governador Alvaro Dias autorizou o uso de forças policiais contra professores em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Então tá…

Vai entender: primeiro reclama porque não vacina, depois convoca aglomeração…