Coluna do Editor 30/03/2021

3

Saúde

Nesta terça-feira (30) está prevista uma reunião do Conselho Municipal de Saúde, a partir das 18h30, provavelmente no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura. Um dos assuntos em pauta deverá ser o repasse de verba para a campanha Toledo Contra a Covid, promovida em conjunto pela Associação Médica e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Projeto

E já que estamos falando em saúde, a Câmara de Toledo iniciou o debate sobre a regulamentação de tratamentos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, por meio de tecnologias alternativas e seguras. As chamadas “práticas integrativas e complementares em saúde” estão previstas no Projeto de Lei n° 49, do vereador Leoclides Bisognin, que cita entre elas a “ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”.

Mecanismos naturais

“Consideram-se práticas integrativas e complementares em saúde, para efeitos desta Lei, tratamentos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, por meio de tecnologias alternativas e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, prevê a proposição. Ela também aponta que “a tecnologia de tratamento empregada para implementação das práticas instituídas por esta lei deve ser multidimensional, incluindo as dimensões mental, física, emocional, vital, espiritual e comunitária, de maneira integrada”.

Visão ampliada

Pela proposição apresentada na Câmara de Toledo por Leoclides Bisognin as diversas modalidades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde visam desenvolver uma visão ampliada dos processos de adoecimento e saúde. Para este objetivo elas devem possuir em comum aspectos como “promoção global do cuidado humano, com foco no sujeito e não na doença ou no desequilíbrio da homeostasia natural; estímulo da adoção de posturas emancipatórias, de autoconhecimento e de autocuidado, visando ao desenvolvimento do potencial humano integral; respeito à diversidade humana em todas as suas formas de expressão”.

Modalidade

O Projeto de Lei n° 49 estabelece como modalidades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde acupuntura; homeopatia; plantas medicinais e fitoterapia; termalismo social/crenoterapia; arteterapia; ayurveda; biodança; dança circular; meditação; musicoterapia; naturopatia; osteopatia;quiropraxia; reflexoterapia; reiki; shantala; terapia comunitária integrativa; yoga; apiterapia; aromaterapia e bioenergética. A proposição inclui ainda nas modalidades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde constelação familiar; cromoterapia; geoterapia; hipnoterapia; imposição de mãos; medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde; ozonioterapia e terapia de florais.

Contas

As sessões de plenário virtual do Tribunal Pleno e das Primeira e Segunda Câmaras do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), suspensas há duas semanas, voltaram a ser realizadas nesta segunda-feira (29), além da retomada do andamento normal dos prazos processuais.

Acesso proibido

No entanto, a realização de sessões por videoconferência do Tribunal Pleno seguirá interrompida até a próxima decisão da Presidência da Corte, assim como a proibição do acesso às dependências da Casa. As medidas, adotadas para contribuir no combate à pandemia da Covid-19, foram definidas pelo presidente, conselheiro Fabio Camargo, na Portaria nº 472/21, publicada em edição suplementar do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

Ação

Domingo à noite, na região da Grande Pioneiro, a Guarda Municipal foi bastante acionada por volta das 19 horas.

Máscaras

E seria bom realizar mais vezes a tal Operação Máscara Negra, até porque em vários pontos de Toledo é possível observar pessoas caminhando sem o utensílio tão precioso no combate à Covid-19.