Coluna do Editor 30/06/2021

1

Estágios

O presidente Associação de Moradores do distrito de Dois Irmãos, Luiz Soares Lima, emitiu um comunicado alertando que, “em virtude da intervenção do Ministério Público junto à Prefeitura Municipal, no que tange a contratação de estagiários/aprendizes menores de idade durante o período de pandemia, mesmo que emancipados, informar que por hora está vedado essa modalidade de contratação”.

Correio

O problema acabou atingindo o serviço do Corrreio na comunidade, prestado por uma jovem contratada nesta modalidade. “O contrato vai ser rescindido e ela trabalhará somente até o dia 30/06/21. Assim, a partir dessa data o correio estará fechado até nova contratação”, informou o líder comunitário.

Alternativa

No mesmo comunicado enviado aos moradores, Luiz Soares Lima disse haver uma possibilidade para a jovem “continuar trabalhando informalmente, até nova contratação, porém a comunidade, se assim for de interesse, haverá de custear a bolsa auxílio (salário) dela. A associação de moradores não tem caixa para arcar com isso. Não sabemos informar quanto tempo levará a nova contratação e quanto tempo o correio poderá ficar fechado”.

Doação

A ‘alternativa’ proposta pelo presidente da Associação é que cada morador colaborasse “com uma doação em dinheiro, a fim de manter o correio aberto e custear o salário, favor levar o dinheiro (20,00 ou 30,00…) no correio até o dia 30 ou entregar para o presidente da associação, onde será feito um controle e após apresentado à comunidade, caso contrário o correio fechará e as correspondências serão direcionadas a Toledo. Cada qual sabe a importância do correio e o quanto o utiliza, então vai da consciência de cada um”, finalizou o presidente. É mole?

Palotina

A Câmara de Vereadores de Palotina aprovou por unanimidade Moção de Aplausos expedida aos agentes de endemias que participaram do maior movimento contra a dengue no município. A moção foi apresentada pelos vereadores Márcia Berno Cecluski e Joarez Ribeiro de Campo. Eles justificaram que os agentes realizaram um importante trabalho para garantir a prevenção contra a dengue no município.

Mutirão

“O mutirão contra a dengue foi realizado com intuito de evitar uma epidemia da doença e consequentemente colapso na saúde que já enfrenta a pandemia de coronavírus. Os agentes estão de parabéns pelo engajamento e disposição”, destacaram os vereadores. Eles ressaltaram ainda que graças a iniciativa do movimento já foram recolhidos mais de 500 mil quilos de entulhos em quatro pontos da cidade. Estes entulhos poderiam se tornam criadouros do mosquito transmissor.

Fakenews

O vereador abriel Baierle (DEM) demonstrou muita preocupação com fakenews em torno da vacina contra a Covid-19, o que tem gerado problema com a segunda dose. “Essas notícias falsas estão provocando o medo das pessoas”, disse o jovem vereador, ressaltando que a vacina da Covid provoca uma reação normal como outra qualquer. “É preciso receber a segunda dose para a vacina surtir o efeito previsto”, emendou Gabriel.

Plano Safra

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5 milhões de associados, realizará um evento on-line para o lançamento do Plano Safra 2021/2022. A live, que contará com a participação da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, é aberta ao público e será realizada no dia 6 de julho, às 10h30, com transmissão pela página do YouTube da instituição financeira: www.youtube.com/sicredi.

Recursos

Durante a ocasião será apresentado o volume de recursos disponível no Sicredi para financiar a atividade dos produtores rurais na próxima safra nas finalidades de custeio, investimento, comercialização e industrialização. O Sicredi é atualmente a segunda maior instituição financeira do país no geral e a primeira entre as privadas em concessão de crédito rural, com mais R$ 35 bilhões em carteira.