Coluna do Editor 30/11/2021

0

‘Muvuca’!

A foto é um registro de uma das câmeras de segurança em frente ao Jornal do Oeste na madrugada do último fim de semana, quando milhares de pessoas se aglomeraram na Avenida Parigot de Souza, algo que está se tornando rotineiro e que vem sendo denunciado há pelo menos dois meses nesta Coluna. O detalhe é que, dessa vez, houve um sério atropelamento, siso sem falar nos outros ‘quase acidentes’ em função da ‘muvuca’ no local.

Motos

Isso sem mencionar as manobras de motoqueiros e suas barulhentas ‘motocas’, com direito a gente empinando e fazendo zigue-zague entre a plateia.

Assustados

Recebi, ainda no domingo, várias ligações de leitores assustados com as cenas observadas na noite de sábado e madrugada de domingo, com direito a bebedeira rolando solta, uso de drogas e até sexo para deixar o ambiente mais ‘agradável’.

Urina

Na segunda-feira pela manhã ainda era forte o fedor de urina, até porque os ‘usuários’ da Parigot de Souza não têm, tadinhos, banheiro público e aí usam o jardim em frente ao jornal, assim como o portão, a porta, enfim, o que estiver disponível no momento.

Fiscalização

Aí cabe uma pergunta: onde está a fiscalização por parte das forças de segurança?

Aviso

Será preciso acontecer uma tragédia para se tomar uma providência mais séria? Este aviso do fim de semana não foi suficiente? Discursos sobre fiscalização é muito bonito, mas é preciso deixar o discurso de lado e começar a agir de verdade.

Tiros

No início do mês já havia publicado aqui sobre tiros em um estabelecimento muito próximo de onde aconteceu o atropelamento deste fim de semana. Bom, duas semanas se passaram e absolutamente nada aconteceu. Não houve nenhuma blitz, fiscalização ou qualquer outra ação que pudesse evitar o problema que vem se repetindo e tirando – literalmente – o sono de quem mora na região.

Renunciou

Como já era esperado, o vereador de Toledo, Gilson Francisco (Cidadania), renunciou ontem (29) ao cargo na Câmara Municipal de Toledo. A carta com pedido foi entregue por Douglas Queiroz, presidente do partido. O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Toledo, Professor Oseias, confirmou a notícia.

‘Rachadinha’

Na semana passada, a Justiça determinou liminarmente o afastamento do vereador, acusado de um suposto esquema de ‘rachadinha’ dentro do seu gabinete, conforme denunciou o ex-assessor parlamentar Valderi Geovani Muler. O vereador é investigado por suspeita de concussão, quando um agente público exige vantagem indevida em razão do cargo que ocupa.

Empréstimo

Gilson foi denunciado por exigir do assessor empréstimo de R$ 44 mil e R$ 32 mil teriam sido entregues ao parlamentar como garantia do cargo. Além de afastado do cargo, a Justiça proibiu o parlamentar de frequentar a Câmara Municipal e não ter contato com pessoas relacionadas ao processo. O processo continua tramitando.

Vaga

Damião dos Santos primeiro suplente de vereador deverá assumir a vaga.

PEC dos Precatórios

O governo federal espera que a PEC dos Precatórios (Proposta de Emenda Constitucional 23/2021) seja votada hoje (30) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Segundo o governo, a proposta criará espaço fiscal para o pagamento do Auxílio Brasil por meio da mudança no cálculo do teto de gastos e de um novo regime para o pagamento de precatórios. Mas uma das principais causas da resistência enfrentada pelo texto no Senado é a ausência de especificação do destino do valor restante após o pagamento do auxílio. A PEC foi enviado pelo Executivo em agosto e aprovada no último dia 9 pela Câmara dos Deputados.

Censo Escolar

Hoje (30), no Olinda Hotel & Eventos, o Governo do Paraná, através do Departamento de Governança de Dados Educacionais e Núcleo Regional de Educação, realiza a abertura do Encontro Estadual do Censo Escolar da Educação Básica. O evento está marcado para as 9 horas.

Temporal

As fortes chuvas do domingo afetaram novamente o abastecimento de água em cidades da região Oeste do Paraná no domingo (28). As cidades de Braganey e Santa Lúcia estavam com falta de água em todas as regiões pela falta de energia nas unidades de produção e distribuição de água. A falta de energia afetou também o abastecimento no distrito de Ouro Verde do Piquiri, em Corbélia.

Manobras

Na região de Foz do Iguaçu os sistemas afetados pela falta de energia são os distritos de Jacutinga, em Itaipulândia, e Jardinópolis, em Serranópolis do Iguaçu. Na cidade de Toledo dois dos poços que abastecem a cidade estavam sem energia. Porém não falta água. Foram feitas manobras para garantir o abastecimento em todas as regiões.