Coluna do Editor 31/12/2020

3

A secretária de Comunicação Social da Prefeitura de Toledo, a jornalista Suzi Lira, visitou o Jornal do Oeste esta semana. Trouxe alguns exemplares do – belíssimo – material Toledo em Fotos, em comemoração aos 68 anos da cidade.

Também

Quem também visitou o jornal esta semana foi o incansável Niulton Pegoraro. O presidente da Associação Cultural e Esportiva Ouro e Prata veio agradecer o apoio dado às ações da entidade e, claro, também deixar uma mensagem para o fim do ano.

Caixa reforçado

O diretor da Emdur, Rodrigo Salles, confirmou que a empresa fechará o ano com um saldo de aproximadamente R$ 2 milhões na conta e outros cerca de R$ 14 milhões em contratos futuros para obras já em 2021. Ou seja, caixa reforçado para a próxima gestão.

Lei Aldir Blanc

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou uma Medida Provisória na terça-feira, que prorroga o prazo da utilização do auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc, destinado ao setor cultural, para 2021. Com essa MP, fica autorizado o pagamento do benefício com os recursos já aprovados em 2020 e destinados ao cumprimento da lei, mas que ainda não tenham sido utilizados.

Exemplo

Aqui é preciso elogiar o esforço do secretário da Cultura Odemilson Santos para efetivar o pagamento. Toledo foi um dos primeiros municípios do Paraná a conseguir efetuar o pagamento.

Parquinho

Recebi um vídeo do parque infantil recém instalado no Parque Ecológico Diva Paim Barth (lago municipal). O local nem inaugurado foi oficialmente e terá de passar por reformas pelo comportamento de crianças cujos pais, ao invés de colocarem limites, largam e ainda acham bonito a quebradeira promovida num dos brinquedos que deveria atender crianças com necessidades especiais.

Motos

Ainda no campo das reclamações, o ano está terminando, entretanto, um problema está longe disso: o barulho – insuportável – dos escapamentos de algumas motos. As reclamações são constantes e em novembro a Polícia Militar até fez algumas operações para tentar coibir, porém…

Marginal

A construção da marginal à BR-467 tem provocado arrepios em moradores do Loteamento Gaffuri. Isso porque o projeto original prevê o acesso pela Rua Eduardo Romero e não pela Saturno, como seria de se esperar. A obra, do Dnit, está de vento em popa.

Desapropriação

Segundo informações não oficiais, o loteador deixou essa opção porque já havia a previsão da marginal e fazer ao acesso pela Saturno implicaria na desapropriação para a empresa localizada no terreno ao lado da rodovia.

Acesso

Ainda no Gaffuri, os moradores da Rua Itália Piovesan Pasqualli protocolaram um pedido para o fechamento do portão de acesso a barracões industriais. O acesso está irregular há muito tempo, mas até hoje nada havia sido feito porque existia uma espécie de ‘acordo de cavalheiros’. Mas nos últimos dias o movimento na rua tem se intensificado, especialmente de veículos pesados. Dia desses um bitrem passou pela rua que é residencial apenas.

Projeto

No projeto entregue à Prefeitura de Toledo, o proprietário indicou o acesso por outra rua e depois abriu por conta própria o portão.

Sem fogos

É a primeira vez nos últimos anos que Toledo não terá sua tradicional festa da virada do ano, com a queima de fogos no Parque Ecológico Diva Paim Barth. É esperar para ver qual será o comportamento da população.

Mensagem

Obrigado à Coordenação da Pastoral do Dízimo e do Conselho Pastoral da Paróquia São Cristóvão pela mensagem de Natal e final de ano.

Biblioteca

Um das últimas iniciativas pessoais deste ano foi ter ido à Biblioteca Pública, no Centro, para confeccionar minha carteirinha de leitor. Quero registrar o excelente atendimento prestado pela equipe do local. Grato!