Começa pelos prédios

1

Não, educação não se faz apenas com prédios lindos e maravilhosos, com computadores de última geração, smarts TV’s ou outros equipamentos tecnológicos. Não, educação não se faz apenas com aparelhos de ar-condicionado, com cadeiras luxuosas e uma iluminação super top. Não, educação não se faz com salários decentes ou então com uma merenda digna. Mas educação também se faz com tudo isso e muito mais! Pena que, no Brasil, a educação não se faça nem de um jeito, nem de outro, até porque optou-se há tempos nivelar o sistema de ensino brasileiro por baixo e isso traz consequências gravíssimas ao todo até hoje, sendo quase impossível mudar um conceito tão enraizado de atraso.

Entretanto, há exceções em meio a esta regra, sendo o Paraná um dos estados onde a educação em geral é levada a sério e os investimentos feitos a fim de tornar o sistema como um todo um pouco melhor. Mas na última sexta-feira o JORNAL DO OESTE mostrou o quanto ainda é preciso avançar, até mesmo num estado como o do Paraná e numa cidade como Toledo, que tanto se orgulham de seus números espetaculares.

A interdição por parte da Defesa Civil da escola Esperança Favaretto Covatti, no Jardim Bressan, é uma prova de quanto ainda é preciso mudar o pensamento quando o assunto é a educação. A começar pelos prédios! A escola, fechada há praticamente um ano, deveria receber na segunda-feira (10) os estudantes de volta e a esperança seria de estar o prédio pronto, limpo, organizado. Ao invés disso, rachaduras, risco de desabamento, abandono.

Na dourada Toledo há ainda o prédio abandonado da antiga Olivo Beal, a qual deverá ser a nova sede do Núcleo Regional de Educação. Resta saber quando. E ainda a Escola do Jardim Gisela, abandonada na reta final de execução e sem perspectiva de ser concluída. Exemplos do quanto a educação brasileira precisa melhorar, afinal, não apenas prédios são importantes para se ensinar, todavia, sem eles em condições é difícil querer cobrar algo de professores ou até mesmo dos próprios estudantes, cuja motivação começa em encontrar um local seguro e confortável para estudar.