Cooperar é sempre melhor

6

Como o cooperativismo pode mudar a vida das pessoas?  De várias formas.  Entre as definições do verbo cooperar é possível destacar: auxiliar, ajudar, contribuir e apoiar. Se o cooperativismo é uma forma derivada de tais ações fica ainda mais evidente como ele pode contribuir na formação de uma sociedade melhor. 

O Dia Internacional das Cooperativas é comemorado neste sábado (3). Neste ano, o tema foi ‘Reconstruir melhor juntos’. A iniciativa visa mostrar como as cooperativas em todo o mundo buscam enfrentar a crise pandêmica da Covid-19. As cooperativas têm atuado com resiliência e solidariedade ao oferecer as comunidades possibilidade de recuperação focada nas pessoas e ambientalmente justa.

A pandemia trouxe desafios, reflexos e incertezas Em todos os segmentos.  Neste período, a atuação das cooperativas têm contribuído com as comunidades, pois o cooperativismo foi um setor que conseguiu se manter economicamente produzindo e gerando empregos, além disso tem prestado suporte social que a comunidade necessita.

As cooperativas têm unido forças e colocado cada vez mais em prática os sete princípios cooperativistas; um deles é o interesse pela comunidade. Exemplo disso foi a união de cooperativas de diversos ramos diferentes em prol de algumas causas; fato que aconteceu este ano com a doação de respiradores aos municípios paranaenses, além das arrecadações de alimentos, álcool em gel, entre outras iniciativas.

As cooperativas estão nos setores de finança, da agricultura, da educação, da saúde, entre outros campos que permite levar crescimento, recomeço e a esperança de mais qualidade de vida para cada cooperado e a comunidade em que está inserida. Com essa abrangência cada vez mais é ampliada as definições de cooperar.

Que neste Dia Internacional das Cooperativas o tema ‘Reconstruir melhor juntos’ seja amplamente divulgado.  Que cada cooperativa seja reconhecida pelas mudanças, progresso e solidariedade que tem prestado, especialmente, neste período de enfrentamento à pandemia.