Crédito garantido

Conforme mostra reportagem do JORNAL DO OESTE na edição desta quarta-feira (17), no ano passado, as Sociedades Garantidoras de Crédito realizaram mais de 18 mil operações, totalizando R$ 780 milhões e aproximadamente R$ 600 milhões em garantias. A expectativa para 2021 é ampliar as operações. O sistema funciona como uma associação entre empresários e conta com o apoio de instituições financeiras e entidades públicas. Ao todo são 12 Sociedades atuando no Brasil, sendo que no Paraná são seis e Toledo tem o maior sistema em número de operação, desempenho e volume de carta.

É uma nova forma de auxiliar principalmente os micros e pequenos empresários de uma forma justa, pois no sistema tradicional nem sempre esses empreendedores teriam a chance de conseguir um empréstimo para alavancar seus negócios. Ainda há certa desconfiança em relação ao sistema, entretanto, tal qual aconteceu com o cooperativismo em suas mais diferentes ramificações, aos poucos os empresários estão percebendo a importância de se ter um sistema mais flexível e antenado com as reais necessidades deste segmento do mercado.

E essa importância ficou ainda mais evidente agora, com a pandemia em relação ao novo coronavírus, onde emprestar dinheiro no sistema formal ficou ainda mais complicado pelo medo das instituições em não receber. A SGC diminuiu em média 40% da taxa de juro do valor ‘de balcão’, pois as cartas nas operações reduzem o custo financeiro.

É importante salientar ainda que o poder público também tem colaborado para a expansão deste novo modelo de negócio, aportando recursos importantes que voltam aos cofres através de novos negócios, ampliação dos já existentes, manutenção de empregos e, claro, na geração de impostos e taxas através da movimentação econômica que micros e pequenos representam. E não é pouco!

Existe ainda um longo caminho a ser percorrido para que as Sociedades Garantidoras de Crédito possam ocupar mais e mais espaços, como acontece hoje com o cooperativismo de crédito, entretanto, os bons resultados obtidos até agora representam um patamar bastante sólido para que isso aconteça num futuro não tão distante.