Educação ambiental

0

A educação vem de casa e reflete na rua. Isso se aplica a gentileza de pedir licença, de agradecer um favor, de respeitar os mais velhos e de jogar o lixo no lugar certo. Cuidar do meio ambiente, do espaço de convivência, zelar pelo planeta para deixar um futuro melhor para as próximas gerações é dever de todos os cidadãos.

Já imaginou a quantidade de resíduo que geramos por dia, por ano e em uma vida inteira? E para onde vai o lixo que você tira da sua casa? E aquela garrafinha de plástico que você deixou em uma lixeira na rua? Diariamente, coletores passam pelas ruas da cidade retirando os resíduos das lixeiras.

Além de manter a cidade limpa, eles colaboram com a saúde pública mantendo longe das residências os rejeitos que podem produzir o mal cheiro, atrair animais e provocar doenças. E parte desse resíduo pode ser reciclado e reutilizado pela indústria ou artesãos. Uma ação que reduz a quantidade de material despejado nos aterros sanitários.

Para que isso de fato aconteça, é preciso que a população tenha a consciência de separar o que pode ser reutilizado. Isso se chama Educação Ambiental mas também pode ser identificada como responsabilidade com o planeta e com a sociedade. Dias atrás, na Coluna do Editor, foi registrada a questão da Rua Saturno em Toledo, onde é comum ver os contêineres para coleta com lixo espalhado em seu redor.

O Poder Público desenvolve diversas políticas públicas para preservar o meio ambiente, principalmente em relação a destinação do resíduo gerado pela população. Algumas das ações podem ser feitas dentro de casa, como separar plásticos, papéis, vidros e metais para a reutilização.

Apesar de simples, muitas vezes, a ação é executada pela metade. Nem todos têm o cuidado de separar o que pode ser reciclado. Nem todos têm a consciência de colaborar com as ações de políticas ambientais. Jogar lixo orgânico nos containers dos programas de reciclagem não soluciona um problema. Pelo contrário, gera mais trabalho e reflete o comportamento de uma sociedade que ainda tem muito o que aprender sobre o meio ambiente.