Feliz Aniversário!!!

5

Quer saber de uma ‘coisa’: cansei! Completaremos 12 meses de pandemia contra o coronavírus em março deste ano e nada evoluiu. Ops, posso estar ‘cansado’ mas faltar com a verdade não é possível: os casos positivos evoluíram; o número de óbitos evoluiu; os casos na Saúde Mental evoluíram; o número de suicídios evoluiu; os casos de alcoolismo evoluíram; o número de separações evoluiu; a falta de comunicação e a informação evoluiu; o desinteresse pela Educação ou a falta de educação evoluiu…E assim segue! Que maravilha! Quanta evolução em um ano. Isso que foram citadas as mais comentadas nos últimos tempos.

A vacina chegou. Ela deveria trazer esperança. Não é isso que observo, principalmente, na ‘Terra do Sem Ninguém’. Se no Município ‘pode tudo’ imagina no meio virtual. Mas, não crítico ou generalizo. Também compreendo que as pessoas, assim como eu, estão cansadas desta pandemia. E as redes se tornam a ferramenta para o desabafo, o pedido de socorro ou o meio para encontrar conforto.

Ninguém mais se entende. Cada um luta pelo seu interesse. Economia, prefeitos, secretários, servidores, governadores, presidente, Educação, professores, pais, alunos, Saúde, famílias, amigos…

Enquanto isso, o coronavírus organiza a sua própria ‘festa’. Afinal, dia 10 de março é o aniversário de um ano do coronavírus. Diz que o primeiro ano é de comemoração. Então vamos ‘festar’. Vamos ‘comemorar’ o pior momento desta pandemia para Toledo? ‘Comemorar’ a falta de leito? ‘Comemorar’ a falta de ensino? ‘Comemorar’ a falta de lazer? ‘Comemorar’ a falta de vacina? ‘Comemorar’ a situação econômica? ‘Comemorar’ o cansaço dos profissionais em Saúde da linha de frente? E digo mais, os professores estão cansados, assim como os meus colegas que relatam, diariamente, as consequências deste vírus.  Ou ‘comemorar’ o entendimento da população quanto aos cuidados para evitar o contágio ou a proliferação deste vírus? ‘Comemorar’ a saudade de quem perdeu um ente querido? ‘Comemorar’ a falta de um abraço?

Um ano se aproxima. São 365 dias clamando por use máscara, use álcool em gel, lave as mãos com água e sabão, mantenha distanciamento social, saia de casa quando preciso… São 365 dias! Parabéns para aquele que tem fé, acredita na ciência, renova a esperança, fez a escolha certa nas urnas, tem bom senso, cuida da sua saúde e de seus semelhantes, é compreensivo, tem empatia e luta pelo amor. E que venha 2022.