Jornalismo sob pressão

15

Nesta quarta-feira(7) comemora-se o Dia do Jornalista e também o Dia Mundial da Saúde. E, como o jornalismo anda sob pressão, especialmente no Brasil, é cada vez mais comum observar a saúde dos profissionais deste setor ir se deteriorando, sem mencionar as ameaças físicas e verbais recebidas quase que diariamente, seja através de ‘memes inocentes’ ou de postagens cada dia mais raivosas, como fossem os jornalistas os grandes culpados por mazelas históricas das quais a sociedade brasileira não consegue se livrar.

Ser jornalista, aliás, é viver sob pressão e quanto mais cedo se aprende a lidar com esse aspecto bastante usual da profissão, mais fácil é suportar as dificuldades naturais e as outras que surgem quando se acirram os ânimos ideológicos num país onde a democracia ainda é pueril e, portanto, os discursos verborrágicos produzem verdadeiros estragos, quase como decisões estapafúrdias dos nobres ministros da mais alta corte do país que, além de provocar estragos no cotidiano, ainda arrebenta o pouco que ainda restava do respeito pela profissão de jornalista quando, numa decisão arbitrária e sem precedentes, considerou a não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Na teoria qualquer um pode ser jornalista. Na prática não é bem assim porque nem todos possuem o traquejo, o faro ou a capacidade espiritual de encarar uma profissão onde o risco é constante e a pressão imensa.

Hoje, entretanto, o JORNAL DO OESTE quer homenagear seu corpo de jornalistas, todos devidamente formados. Profissionais no mais profundo e intrínseco significado da palavra. Pessoas que, sim, cometem erros, mas que se dedicam diariamente ao exercício da busca pela melhor notícia…que se esforçam para contar algumas das principais histórias diariamente…que se empenham para fazer um bom jornalismo, reconhecido além fronteiras através de prêmios e de menções sobre a qualidade do material produzido, seja nas páginas em preto & branco ou em sua versão digital, afinal, jornalismo é jornalismo sempre, independente da forma como seja veiculado.