O adeus a um empreendedor

8

Uma faculdade particular no interior? Produzir vinhos finos numa região de grãos? Para pessoas normais a resposta seria: impossível! Não para Amélio Dezem, que faleceu aos 65 anos na terça-feira (20), no Hospital Doutor Campagnolo, em razão de complicações do câncer, doença contra a qual lutou bravamente por aproximadamente 10 anos.

Morador de Toledo há 30 anos, “Dom Amélio”, como era chamado pelos amigos mais próximos, deixa um legado de empreendimentos bem-sucedidos em vários segmentos econômicos, com destaque para a rede de farmácias Manifarma, presente em várias cidades da Grande São Paulo e do interior paulista; a Habitabem Brasil, imobiliária em que foi sócio durante vários anos; Vinícola Dezem, empresa que se tornou referência nacional na produção de vinhos finos; e a Faculdade Sul Brasil, instituição de ensino superior (hoje Centro Universitário FAG) da qual foi sócio-fundador.

Catarinense de Seara, Amélio deixa a esposa Susan, quatro filhos e uma legião de admiradores que prestaram a última homenagem durante o velório realizado na Loja Tríplice Aliança, outra de suas paixões.

E Amélio era um apaixonado pela vida e pelo empreendedorismo. Talvez apenas isso explicasse sua força diante de uma doença tão devastadora. Não apenas para sua saúde. Mas Amélio lutou bravamente até o fim porque seu perfil era de um lutador que soube empreender.

Quando inaugurou a Fasul calou muitos críticos que viam como um sonho impossível. E os vinhos? Hoje a Vinícola Dezem é um modelo de propriedade rural, com bebidas premiadas mundo afora, mostrando que a maluquice tinha lá suas razões de ser, afinal, enxergar o que a maioria não vê era um talento nato de “Dom Amélio” que, sim, fará muita falta, entretanto, onde estiver seguirá empreendendo, assim como também certamente sua família o fará, pois manter essa chama acesa é a nova missão para o Clã Dezem que é levar o nome de Toledo mundo afora, mostrando a qualidade que fazem a cidade diferente pela coragem, loucura e visão que pessoas como Amélio Dezem tiveram ao longo da história.

Aos amigos e familiares de Amélio Dezem, as nossas condolências!