O futuro está logo ali!

1

Como será o amanhã? Responda quem puder! O passado é uma aprendizagem importante para modificar ou melhorar o futuro. O passado é a peça primordial para tornar o presente mais leve ou tranquilo. A pandemia tornou 2020 um ano difícil para muitas pessoas. O novo coronavírus mudou rotinas de famílias e de amigos. Mudou os encaminhamentos de uma gestão. A Covid-19 interferiu na economia, na educação, no turismo, no esporte, enfim. Ela deixou e ainda tem deixado marcas.

Janeiro de 2021 começou com boas perspectivas. Porém, os brasileiros acompanharam a tragédia ocorrida em Manaus devido à falta de oxigênio. Essa tragédia serviu para ser exemplo. Muitas pessoas se mobilizaram e enviaram esse insumo. Janeiro de 2021 também está sendo marcado como o mês da esperança e alegria. Gratidão aos guardiões da Saúde que atuam na linha frente ao combate da Covid-19. Este mês também está sendo lembrando as vidas perdidas.

A vacina é um gatilho para marcar um novo futuro. Ela está em sua primeira fase. O que significa que a comunidade ainda terá que conviver com o coronavírus. Quem receber a primeira e a segunda dose precisará aguardar 30 dias para estar imune. Mesmo assim, os cuidados devem ser mantidos. A mudança de comportamento ou a importância da educação são situações repetidas quase que diariamente. As recomendações das autoridades, principalmente, as de Saúde, devem ser seguidas.

As autoridades municipais, estaduais ou federais possuem suas responsabilidades perante a sociedade. No entanto, a população também deve colaborar para minimizar os efeitos do coronavírus. Uso de máscara; evitar aglomeração; manter o distanciamento social; higienizar as mãos com álcool em gel ou quando possível lavá-las com água e sabão são algumas das medidas que combatem o vírus e estão disponíveis para todas as pessoas.

A imunização sinaliza um caminho promissor para o fim de uma pandemia. Ainda há muito chão a ser percorrido antes que a Covid-19 se torne algo que ficou no passado. Até este dia, as pessoas precisam manter os cuidados de suas vidas no presente. Afinal, o futuro está logo ali!