Proteção ao futuro

2

O Estado do Paraná foi contemplado com a criação de 13 Grupos de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaemas), com abrangência regional e finalidade de atuar preventiva e repressivamente. A coordenação do Gaema da Região Oeste do Paraná, sob a titularidade do promotor de Justiça Giovani Ferri, compreende as Comarcas de de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, com abrangência territorial em 52 municípios integrantes de 19 Comarcas do Oeste do Estado, cujas respectivas Promotorias de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, estão sob a coordenação e planejamento setorial da Regional.

Em pouco mais de um ano de atuação, o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) da Região Oeste do Paraná já instaurou 110 procedimentos para averiguar situações que envolvam a proteção do meio ambiente, habitação e urbanismo, especialmente, nos casos locais ou regionais de maior lesividade, repercussão, gravidade ou complexidade nos municípios abrangidos pela regional.

O trabalho, embora novo, tem obtidos resultados excelentes na região e mostra ser possível sonhar com um futuro ambientalmente mais equilibrado, mesmo numa região onde a pressão imobiliária avança a passos largos e as áreas cultiváveis muitas vezes conflitam com a necessidade da preservação. Mas o Gaema não pensa apenas a questão do meio ambiente, pois sua área de atuação vai muito mais além.

E para 2021 o papel do grupo coordenado pelo promotor Giovani Ferri terá um papel decisivo na discussão do novo Plano Diretor de Toledo, algo que deveria ter acontecido este ano, mas que em função da pandemia precisou ser adiado. E o Gaema será fundamental porque é neste documento que estarão detalhadas as regras para o crescimento da cidade nos próximos anos, portanto, será a rota traçada rumo ao futuro. Claro que a decisão precisa ser da sociedade através dos seus representantes, entretanto, uma espécie de consultoria quando ainda se tem a oportunidade de definir caminhos mais sólidos e seguros seria melhor que arriscar corrigir rumos tortuosos.