Riscos escondidos

1

“Durante a pandemia, com a Educação de forma remota, muitos pais buscaram soluções de baixo custo para cuidarem dos filhos, de modo bem-intencionado e totalmente compreensível, já que necessitam trabalhar. Todavia, a via mais fácil nem sempre é a mais correta. A preocupação dos pais com o sustento da família é legítima, todavia a aparente normalidade de um serviço prestado por pessoas de confiança pode esconder vários riscos para os filhos”. A frase é da promotora Katia Krüger, da 5ª Promotoria de Justiça (Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Educação) em Toledo. A manifestação é em função de denúncias que chegaram ao Ministério Público sobre eventuais irregularidades cometidas no serviço de atendimento a menores por pessoas não preparadas para este fim.

Durante essa pandemia sem fim é comum a várias famílias se verem numa situação contraditória em relação aos filhos. Nem todos os locais permitem o chamado home office…nem todas as empresas são abertas em relação a uma eventual presença dos filhos no local de trabalho…nem todos têm parentes na cidade com quem deixar seus pequenos…nem todo mundo consegue se sustentar sem labutar 6, 8, 12 horas por dia.

Diante da necessidade do trabalho e à ausência de opções, muitas vezes pais apelam para soluções mais baratas e que, como bem pontua a promotora, podem esconder riscos aos menos, isso porque estão expostos a situações nas quais a cuidadora nem sempre está preparada. Uma coisa é cuidar de uma criança em sua própria casa, outra é num local adequado para este fim.

Não deve ser fácil sair de casa para trabalhar sabendo que seu filho está à mercê de sua própria sorte ou então com pessoas despreparadas, embora com muita boa vontade e muitas vezes tendo apenas essa saída para tentar suportar os momentos difíceis pelos quais tantos brasileiros estão passando nos últimos tempos.

O ideal seria procurar uma instituição especializada ou então um profissional com capacidade técnica, entretanto, essa nem sempre é a condição que as famílias toledanas possuem e opta-se pelo risco. Mesmo que calculado!