Um difícil recomeço

Nesta edição o JORNAL DO OESTE volta a abordar a questão da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada) de Toledo. Após um período sem atividades, em 14 de fevereiro de 2019, a entidade retomou parte dos atendimentos ao público. Até o momento, a Apada ainda aguarda parecer da Justiça em relação às contas da entidade após possíveis irregularidades na gestão econômica anterior impedirem que os governos Municipal e Estadual possam repassar recursos à entidade. Diante desse quadro, o atendimento em educação foi encerrado ainda em 2018. Com essa situação, as crianças que antes eram atendidas na Apada precisaram ser matriculadas em uma instituição na cidade de Assis Chateaubriand.

De lá para cá a entidade luta para recomeçar, para retomar a credibilidade arranhada junto à sociedade. Sem um parecer legal sobre as pedidas que precisam ser tomadas, a entidade fica impossibilitada de ofertar o Ensino Fundamental, como acontecia antes de todo esse impasse. A demora prejudica esse atendimento e prorroga a angústia de quem sonha em rever a entidade à plena força, afinal, era uma referência no atendimento a pessoas com este tipo de necessidade especial em toda a região.

De qualquer forma, o episódio da Apada demonstra a seriedade com a qual a assistência social vem sendo tratada em Toledo. E não de agora! Desde o início os recursos destinados às entidades sociais são rigorosamente fiscalizados e sua aplicação conferida de perto. Venha o dinheiro dos órgãos públicos ou então da própria sociedade, Toledo sempre se destacou pela lisura na prestação de contas e na qualidade dos serviços ofertados às respectivas comunidades atendidas por esta ou aquela instituição.

Graças a essa postura responsável é que a Campanha Legal, talvez a maior fonte de recursos para manutenção dessas entidades, venha ano após ano crescendo e ganhando corpo junto à comunidade local. Embora ainda esteja longe de atingir o potencial, é inegável a importância desse recurso no cotidiano das entidades beneficiadas, algo que em breve a Apada voltará a ser se mantiver a lisura e a responsabilidade que parece ter readquirido em suas ações.