Um mundo de oportunidades

2

“No que depender de mim, prefiro viver de pão e água, mas ter pão e água em quantidade suficiente para dividir com toda a humanidade, do que ter à minha frente as criações dos chefs de centenas de Waldorf Astorias e ter de saboreá-las sozinho, encerrado no meu próprio egoísmo”, afirmou Paul Harris, o homem que fundou o Rotary e que nasceu no dia 19 de abril de 1868. Estaria de aniversário na última segunda-feira e certamente teria muito a comemorar, afinal, de um pequeno grupo de seis amigos de diferentes áreas profissionais que se reuniram nos arredores de Chicago para fomentar a amizade e fazer a diferença na vida das pessoas, o Rotary se tornou uma entidade mundial, presente em todos os cantos e levando projetos que efetivamente mudam a vida de bilhões de pessoas por onde passa.

Em Toledo o trabalho da Família Rotária sempre foi bastante intenso, com o auxílio no desenvolvimento de muitos projetos que realmente transformaram a realidade. Equipamentos foram comprados, recursos doados, vidas salvas, entretanto, o maior ensinamento que o Rotary pode deixar é a necessidade de se doar ao outro sem pensar em si próprio. E isso os rotarianos têm feito. São muitos os exemplos, alguns mais conhecidos, como o apoio ao Banco de Leite Humano, a Tampinha Solidária/Lacre Amigo, na UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus, ambulância ao Corpo de Bombeiros, entre tantos outros que se misturam com ações menores, entretanto, não menos importantes.

Nunca é demais lembrar do empenho do Rotary na erradicação da poliomielite. Antes deste apoio era quase inimaginável pensar no fim da doença. Hoje, são apenas dois os países onde ainda persiste a pólio, numa prova da capacidade e da persistência de homens e mulheres mundo afora que não são apenas ‘jantarianos’, mas sim seres humanos dispostos a fazer a diferença de quem quer que seja.

O lema deste ano rotário é “O Rotary Abre Oportunidades” e, em Toledo, muitas foram realmente abertas graças aos esforços dos clubes e de seus associados, pois sem esse engajamento quem sabe se algumas ações teriam sido realizadas de maneira tão bem executada. Certamente Paul Harris teve muito a comemorar neste novo aniversário.