Mauro Picini Moda & Estilo 14/09/2021

0

Clube da Poesia de Toledo comemorou
14º aniversário de fundação

O Clube da Poesia de Toledo comemorou 14 anos de fundação, em evento especial realizado na tarde de quatro de setembro, sábado, em sala cedida pela direção do campus local da Universidade Estadual do Oeste do paraná (Unioeste), com participação de dirigentes, poetas e poetisas associados e convidados especiais.
O encontro foi realizado após mais de um ano e meio de suspensão de reuniões semanais e outras atividades do clube, seguindo a determinação de suspensão de aglomerações e distanciamento social pela saúde pública, devido à pandemia de Covid-19.
A reunião festiva foi coordenada pela presidente da entidade, professora, poetisa e artista plástica Edy das Graças Braun, contando com a presença de convidados, como o padre Luiz Carlos Franzener, da Paróquia São Cristóvão, lançamento e apresentação de novas obras literárias e declamação de poemas pelos poetas e poetisas presentes.
Falando no evento, a presidente Edy das Graças Braun destacou a satisfação de retomar as atividades da entidade de maneira especial, como na comemoração do seu 14º aniversário, pois elas são caracterizadas “pelo resgate e valorização da humanidade das pessoas, das mais diferentes categorias sociais e profissionais, compensando com os sentimentos expressos na poesia a violência predominante no mundo”.
Criado no dia 27 de agosto de 2007, o Clube da Poesia reúne mais de 50 poetas, escritores e apreciadores das artes de escrever, interpretar, declamar ou apenas ler bons poemas e belas prosas, da cidade e região.
Antes da suspensão de eventos pela saúde pública, desde sua fundação, o clube realizava Saraus de Poesias de Natal e do Dia das Mães, reuniões mensais e outros eventos, como oficinas, palestras e mini-cursos sobre literatura, poesia e outras atividades artístico-culturais, em colaboração com as Secretarias Municipais de Cultura e da Educação.
As reuniões e oficinas literárias do clube, com participação de dirigentes, associados e convidados, eram realizadas em sua sede provisória, na Biblioteca Pública Municipal de Toledo, no último sábado de cada mês, às 16h. No mesmo local também vinham sendo realizadas oficinas de poesia abertas à comunidade, nas terças-feiras, das 9h às 10 e das 15h às 16h.
Entre os projetos de médio e longo prazos da instituição, estão levantamento de poetas de Toledo e região, realização de varais em logradouros e prédios públicos, bibliotecas públicas, escolas, instituições de ensino superior e eventos comunitários, produção de materiais de divulgação, busca de maior apoio do poder público, entidades e empresas privadas e formação de grupos de apreciadores da poesia.
A atual diretoria, reeleita e empossada em 2018, tem a seguinte composição: presidente, Edy das Graças Braun; 1º vice-presidente, Albano Bracht; 1º secretária, Malgarete Frasson; 2ª secretária, Neida John Pitt; 1ª tesoureira, Helga Ivoní Viezzer; 2ª tesoureira, Ana Welter; diretora do Departamento Infanto-Juvenil (Clubinho), Rosa Gertrudes Cervo Franke; Conselho Deliberativo: Lucrecia Welter Ribeiro, Antônio Ruiz Marques, Luiz Carlos Salamí e Juraide Fátima Alves Rodrigues. A entidade tem como madrinhas e grandes incentivadoras a bibliotecária Nancy Futagami e a professora Betty Barth Calleya.

Livros
O livro “Coletânea Poética de 2021”, do Clube da Poesia de Toledo, lançado na reunião de sábado, reúne cerca de 200 poemas de 22 autores, todos integrantes da entidade. A obra de 259 páginas foi editada pela Gráfica Estrela Digital, de Toledo, contando com capa e abertura de Edy das Graças Braun, introdução da professora Betty Barth Calleya, contracapa de Juliana Canezim e “orelhas” de Helga Viezzer e Edy das Graças Braun.
Os autores de obras reunidas na publicação são: Albano Bracht, Ana Welter, Antônio Ruiz Marques, Bruno Willian Gregório, Cleunice Alves Lopes, Edy das Graças Braun, Helena Maria Slongo, Helga Viezzer, Juraide de Fátima Alves Rodrigues, Kátia de Santana, Lila Dantas (in memorian), Lucrecia Welter Ribeiro, Luiz Carlos Salamí, Luiz Alberto Martins da Costa, Malgarete Justina Frasson, Maria Diône Ficagna Pizzato, Maria Eunice Silva Lacerda, Marlena Marques, Mírian Krenczynski, Neida John Pitt, Rosa Gertrudes Cervo Franke e Sérgio Rodrigues Ferraz.,
Foi a 3º obra literária do clube, com poemas e textos de dirigentes e associados, com a 1ª edição, denominada “Antologia Poética”, lançada em 2012, e a 2ª, “Coletânea Poética” publicada em 2016. No mesmo encontro foi apresentado o livro “Coletânea de Contos Infantis do Sesc”, edição de 2020, reunindo obras de autores premiados em concurso estadual do Serviço Social do Comércio (Sesc), entre as quais as poetisas Malgarete Justina Frasson e Maria Eunice Silva Lacerda, ambas integrantes do Clube da Poesia de Toledo.

Biopark Educação realiza 1º Semana
de Pais e filhos no Clube de Ciências

Clube de Ciências – Integração entre pais e filhos

Pais e filhos construindo juntos um robô e ainda extraindo o DNA de uma fruta. Essas foram algumas das atividades realizadas na primeira Semana de Pais e Filhos no Clube de Ciências do Biopark Educação, realizada de 31 de agosto a 03 de setembro. O objetivo foi integrar pais ou responsáveis no universo dos filhos, através de atividades práticas, divertidas e enriquecedoras.
“Ele chega em casa fascinado, contando o que aprendeu, e a gente imagina coisas mais simples, mas a expectativa hoje foi superada, foi um dia muito especial”, conta Andreia Farias de Oliveira, mãe do Gabriel, que também ficou feliz em ter a companhia da mãe durante as atividades. “Foi um dia muito legal, gostei muito de fazer as experiências com a minha mãe”, diz o aluno.
As atividades foram baseadas em experiências realizadas do Clube e contribuíram para que seja mais fácil transmitir dentro de casa, o que é feito nas aulas de ciências e robótica. “Hoje foi uma experiência muito legal, ele sempre volta das aulas muito entusiasmado e às vezes não temos noção das coisas que ele faz aqui e hoje pudemos ver de perto o que é feito”, explica Kátia Cristina Pereira, mãe do aluno Henrique.
Para João Victor Martinelli, que estava acompanhando a sobrinha Emanuele, foi uma experiência muito enriquecedora. “O fato dela estar aprendendo sobre métodos científicos e sobre robótica, permite que ela faça uma relação de métodos com disciplina. Ela já tem interesse sobre como isso poderia virar uma profissão, então é uma forma de expandir os horizontes, de ajudar no desenvolvimento da capacidade científica dela”, comenta.
De acordo com a Coordenadora do Clube, Graziella Florence Miola, a ação contribui para um conhecimento compartilhado, além de promover a diversão entre pais e filhos. “A realização desta ação entre alunos e familiares contribuirá para uma harmonia e um processo educacional bem sucedido. Esta proposta tem como objetivo proporcionar um momento descontraído para que nossos pequenos cientistas tenham oportunidade de mostrar aos familiares as habilidades científicas que estão sendo desenvolvidas, além de contribuir para os processos de construção do conhecimento, praticando com os familiares algumas experiências”, explica.

Sobre o Clube
O Clube de Ciências é um projeto desenvolvido pelo Biopark desde 2018 com o objetivo de encantar e despertar a curiosidade de crianças e adolescentes pela ciência e tecnologia, além de ser uma iniciativa importante na formação de profissionais preparados para os desafios do futuro. As aulas permitem o contato com conteúdos na área de ciências e robótica, atrelados sempre à cooperação, criatividade, inovação e pesquisa, em que os alunos podem praticar diversas experiências.
No primeiro semestre de 2021, nas aulas de robótica foram desenvolvidos trabalhos em automação, como um robô seguidor de linha, robô detector de cores e ainda um sensor de estacionamento utilizando Arduino, onde os alunos montaram e programaram um sensor similar aos utilizados em veículos. Para o próximo semestre serão trabalhados projetos com itens como automação de casas, robô para irrigação, entre outros.
Já na área científica, entre os experimentos desenvolvidos pelos alunos, estão extração de óleos essenciais, produção de papel e bioplástico com fibra de bananeira e resíduo de cápsula mole de gelatina, conservação de fósseis em resina epóxi, insetário, produção de inseticidas naturais para o combate de pragas no setor da avicultura e extração de corantes naturais.
Podem participar crianças e adolescentes dos 08 aos 15 anos. Interessados podem acessar https://www.biopark.com.br/educacao para mais informações e inscrições.