Mauro Picini Programe-se 16/04/2021

8

Para comemorar o Dia Mundial do Café, aprenda
preparar trufa de café com leite da Água Doce

Dia 14 de abril é o Dia Mundial do Café. A data foi criada para valorizar a indústria cafeeira. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o produto é consumido por nove entre 10 pessoas com mais de 15 anos no Brasil. Para deixar o dia ainda mais gostoso, confira como preparar uma receita de trufa de café com leite, o queridinho dos brasileiros, da Água Doce Sabores do Brasil.
TRUFA DE CAFÉ COM LEITE

Ingredientes
200g de leite condensado
120g de leite em pó
15g de café solúvel
200g de chocolate do padre

Modo de preparo
Em um recipiente misture o leite condensado e o café solúvel até homogeneizar. Acrescente o leite em pó até obter uma consistência de enrolar. Faça bolinhas e passe no chocolate do padre. Coloque em forminhas e sirva. Acrescente um grão de café para decorar.

Grau de dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 40min

Rendimento: 15 unidades

Fonte: Água Doce Sabores do Brasil – www.aguadoce.com.br

Foto: Bruno Marconato


Sobre a Água Doce:
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em oito estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou um modelo mais enxuto voltado para shopping centers, centros empresariais, supermercados e locais com alta movimentação de pessoas, o Água Doce Express. Mais informações Água Doce Cachaçaria de Toledo – Rua Panambi, 44 – Jardim La Salle – Toledo – Telefone (45) 3379-1034.

De energia eólica a realidade aumentada: Biopark recebe novas empresas

Em março, 12 novas empresas ingressaram no Programa de Residência do Biopark com soluções de impacto para toda a Região Oeste

Realidade aumentada para o aprendizado, drones para agricultura e energia eólica estão entre as soluções das 12 novas empresas que ingressaram no Programa de Residência do Biopark no mês de março. Dos estados de Minas Gerais e Paraná e também de outros países, como Chile, as empresas encontram no Parque Tecnológico a possibilidade de expandir seus negócios, realizar networking e receber mentorias que as auxiliem a crescer.

Uma das novas residentes é a Bamboo Agro Soluções, de Curitiba, que atua com drones de mapeamento e monitoramento agrícola. “Utilizamos um drone com uma câmera multiespectral embarcada que capta faixas de cores que não são visíveis a olho nu, e com o auxílio de um software de processamento, conseguimos identificar qualquer ataque na cultura. Depois da identificação, fazemos a pulverização também com drone. Entre as vantagens desse processo estão a economia, com a aplicação de produto somente na área necessária sem danificar a plantação”, explica o CEO da empresa, Ronaldo Farfud.

No Biopark a empresa vê potencial de expandir sua atuação. “Me agradou muito a estrutura e o método das mentorias, é algo que não se vê em outro local do Brasil. Hoje estamos em Curitiba, mas minha meta é transferir toda a empresa para Toledo”, explica Farfud. A Bamboo foi uma das finalistas do Rocket, um reality show de startups promovido pela RPC, afiliada da Rede Globo.

De Campo Mourão veio a Evolutec, empresa que está no mercado desde 2006 e atua com pesquisa, desenvolvimento, inovação e manufatura de circuitos eletrônicos, principalmente para eletromédicos (dispositivos utilizados em clínicas odontológicas ou hospitais) e também em produtos para empresas do setor agrícola. “Vimos no Biopark uma oportunidade real de abertura de novos negócios em conjunto com empresas instaladas”, comenta Paulo R. Montanher, sócio-proprietário.

Outras três empresas internacionais ingressaram no Biopark no mês de março, e uma delas é a Yoy, de Viña del Mar, Chile. A empresa está há sete anos no mercado e atua com realidade virtual e aumentada para treinamentos e demonstração de produtos. “Podemos simular desde uma situação análoga a um incêndio, mostrando como é uso correto do extintor, até simulações para estudantes, permitindo que os alunos se aproximem da prática em ‘web laboratórios’, procedimentos, equipamentos e sistemas. Nosso objetivo é apoiar as pessoas no processo de aprendizagem para entendimento de questões complexas o mais próximo possível da realidade”, explica Juan Reyes, gerente da empresa.

A vinda para o Biopark foi estimulada por exemplos positivos de outras empresas chilenas no ecossistema. “O Biopark é uma porta de entrada para iniciarmos a operação no Brasil, que é um país cheio de oportunidades. Outras empresas chilenas residentes nos disseram como é um local enriquecedor que tem contribuído para que façam negócios. Temos um catálogo com mais de 20 produtos e queremos descobrir quais são os mais adequados às demandas locais”, acrescenta Reyes.

Das novas residentes, quatro são de Toledo, entre elas a É Mais Energia, empresa que está há um ano no mercado e atua com energias renováveis, principalmente solar e eólica. “Ingressamos aqui motivados pela grande tecnologia existente no ecossistema, bem como as possibilidades de networking e aprendizados. Dentro do Biopark, o nosso foco é a energia eólica. Hoje já temos um projeto-piloto na região”, explica Amanda Goedert, diretora Comercial da É Mais Energia. Empresas que tenham interesse em conhecer os benefícios do Programa de Residência do Biopark podem acessar www.biopark.com.br/empresas.

SOBRE O BIOPARK
O Biopark é um parque tecnológico 100% privado, localizado em Toledo – Oeste do Paraná. Criado pelos empreendedores Carmen e Luiz Donaduzzi – que possuem mais de 40 anos de experiência em empreendedorismo e desenvolvimento de pessoas – tem o objetivo de transformar Toledo e Região em referência nas áreas de pesquisa, inovação e geração de negócios. Estima-se que futuramente o empreendimento tenha uma população de 75 mil pessoas e gere mais de 30 mil postos de trabalho. Atualmente, o local possui quatro universidades, recebe uma nova empresa a cada 72 horas e tem mais de 100 negócios gerando aproximadamente 300 empregos diretos. Além disso, os investimentos no Biopark somam mais de R$ 300 milhões, entre eles, um Centro de Distribuição de Medicamentos da Prati-Donaduzzi, que já está com as obras avançadas, e um Complexo Hospitalar do Grupo Sempre Vida.