Mauro Picini Programe-se 05/02/2021

Biopark beneficia mais um município da Região Oeste com a produção de queijos finos

Iniciativa conquista paladares e ajuda produtores rurais a terem novas fontes de renda

Produtora Elis Colombi exibe orgulhosa os queijos finos que está produzindo com o auxílio do Biopark

Os municípios de Toledo e Cascavel foram pioneiros na produção de queijos finos na Região Oeste do Paraná. Isso só foi possível com a ajuda do Biopark, que conta um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação voltado para essa área. Agora, chegou a vez de Diamante D’Oeste, município com um pouco mais de 5 mil habitantes, ter à disposição queijos de alta qualidade com sabor europeu. A produção será comandada por Elis Carla Colombi, uma produtora local que recebeu todo acompanhamento e suporte especializado gratuito da equipe do Biopark.

“Logo que entrei no projeto recebi a visita da equipe do Biopark em minha propriedade. Primeiro a Pâmela, que é Zootecnista, e trouxe informações muito importantes sobre o cuidado com os animais e a influência disso no leite. Depois veio o Kennidy, que me ensinou a técnica para produzir um queijo fino. A vinda dos profissionais aqui é muito importante, pois eles veem a nossa realidade e nós precisamos de pessoas que entendam como é o dia a dia do agricultor. Em poucos meses já consegui lançar o primeiro produto”, conta a produtora.

O primeiro queijo fino lançado por Elis é o tipo Saint-Paulin, de origem francesa, e que tem como características uma casca compacta, cor amarelo claro, um sabor suave e um pouco amanteigado. Atualmente mais cinco produtores, dos municípios de Toledo, Santa Helena e Pato Bragado, estão participando do projeto na fase de pesquisa e desenvolvimento, sendo que novos queijos devem chegar em breve ao mercado.

A equipe responsável pelo projeto também leva capacitação e inovação para as propriedades acompanhando todas as etapas de produção, como manejo e alimentação dos animais, boas práticas de produção de leite, técnica de produção de queijos, testes de qualidade e auxílio para marketing e vendas. “Se o produtor quer se qualificar e permanecer no campo, ele tem que ter suporte e fazer a propriedade render como se estivesse em qualquer outro trabalho. Eu penso que quem produz alimentos de qualidade vai conseguir gerar muito emprego, muita renda, e vai conseguir transformar a vida de muitas pessoas”, comenta Elis.

Com boas perspectivas de comercialização, a produtora inaugurou há pouco mais de um mês sua loja no centro da cidade onde vende, além do queijo tipo Saint-Paulin, outros alimentos de origem de sua propriedade. “Eu sinto que o Biopark quer que eu cresça, quer que a região cresça e isso me motiva. Já estou com vontade de fazer mais tipos de queijos finos, pois vejo que isso é uma grande oportunidade. O fato de ter um selo do Biopark, enaltece o nosso produto”, ressalta a produtora.

Queijos estão sendo produzidos e comercializados em Diamante D

Segundo o pesquisador do Laboratório de Queijos Finos do Biopark, Kennidy de Bortoli, esse é o resultado de um trabalho em conjunto. “Iniciamos o trabalho com a Elis há seis meses e com o processo de melhoria da qualidade do leite, por exemplo, conseguimos dobrar a produção de leite diária por animal. A dedicação e o entusiasmo da produtora contribuíram para que o produto fosse lançado rapidamente”, explica.

Onde encontrar
Além desse, outros tipos de queijos do projeto já estão sendo comercializados em outros municípios, como os queijos tipo Morbier-Café e Saint-Paulin, produzidos pela Queijaria Átani, em Toledo, e os queijos tipo Gouda e Morbier-Café produzidos pela Queijaria Ludwig, em Cascavel.

Quem tiver o interesse em conhecer o projeto pode entrar em contato pelo telefone (45) 2036-3606, do Laboratório de Queijos Finos do Biopark, e para adquirir produtos os contatos são: Átani Derivados de Leite, Linha Três Irmãos, s/n, Zona Rural – Vila Nova, Toledo, informações pelos telefones (45)99832-7954 ou (45)99832-8886; Queijaria Ludwig, Marginal da Rodovia BR 467, no 429, Linha Sede Alvorada, Cascavel, informações pelo telefone (45)99125-2387; e em Diamante D’Oeste, Produtos Elis, na Avenida Paraná, nº 488, Centro, pelo telefone (45)98823-9642.