Mauro Picini Programe-se 18/06/2021

Aumento de vendas on-line impulsiona oportunidades para empresas de tecnologia

Tecnologia que auxilia comerciantes a montarem um catálogo on-line e a automatização do contato via WhatsApp estão entre as soluções disponíveis no mercado

Aumento de vendas on-line impulsiona oportunidades para empresas de tecnologia

As relações de compra e venda foram modificadas pela pandemia. Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, no início de 2021, mostra que 73,4% dos micros, pequenos e médios empreendedores estão vendendo on-line durante a pandemia. Esse movimento trouxe novas necessidades, mas também oportunidades para empresas de tecnologia com foco em ferramentas que ajudem os negócios a se comunicarem com seus clientes de forma virtual.

São soluções como a Secretária Naty, uma plataforma que centraliza, organiza e facilita o atendimento ao cliente, principalmente via WhatsApp. “O WhatsApp se tornou a ferramenta essencial na vida do brasileiro. Se uma empresa atende por esse canal, ela precisa de organização, principalmente para que conversas não fiquem sem resposta. É necessário trazer performance e análise de dados, e é isso que nossa ferramenta faz”, explica Matheus Rodrigues Torrente, diretor de operações da empresa.

Criada pela empresa Wake Up Cobranças, com sede em Barra do Garças (MT), a Secretária Naty é utilizada principalmente pelos setores comercial e de marketing das empresas. A aplicação da ferramenta é modular e pode ser totalmente automatizada ou híbrida. “Hoje, o maior desafio é mostrar para as empresas que ainda não estão digitalizadas e que fazem muitos processos manuais que elas podem automatizar esses processos e que isso traz muitas facilidades”, acrescenta Matheus.

O aumento do número de atendimentos online também exigiu que empresas, que até então atuavam de forma tradicional, revissem sua atuação. Foi o caso da Makito, empresa fundada em Campo Mourão (PR), e que há 27 anos atua com foco em sistemas para gestão de lojas físicas. Eles desenvolveram o aplicativo Vendizap – uma vitrine virtual que busca descomplicar a venda por aplicativos de mensagens e redes sociais.

Com o Vendizap, o lojista pode cadastrar itens para venda com todas as informações necessárias e compartilhar via link para o cliente, que escolhe os produtos, o meio de pagamento e a forma de entrega. “É uma forma descomplicada para vender, onde não é necessário investimento em um sistema mais completo, como em um e-commerce tradicional. Atendemos especialmente pequenos e médios comerciantes, e a demanda está cada vez maior”, explica Luis Marcos Campos, fundador e CEO da Makito.

A equipe da empresa se utilizou do know-how de 27 anos no atendimento de comércios no formato tradicional, para chegar à solução. De acordo com Luis, é necessário que os empresários fiquem atentos às transformações do mercado. “Hoje, para a sobrevivência das empresas, é essencial que elas revisem suas políticas comerciais e processos, adicionando mais inovação. Sofremos o impacto da pandemia e estamos em um cenário que muda de forma veloz, é preciso que os empresários despertem para a necessidade urgente de buscar se adequar a essa nova realidade”, explica.

Melhorar o relacionamento de seus clientes por meio da Inteligência Artificial aplicada a chatbots é o negócio da chilena Chattigo, uma plataforma SaaS que integra os canais de comunicação de uma empresa em uma única plataforma, incluindo Facebook Messenger, Instagram, WhatsApp, Telegram, e-mail, Twitter, Teams e SMS. A empresa valoriza o emprego de uma linguagem natural, analítica e humanizada.

“A pandemia acelerou a transformação digital que as empresas viviam no final de 2019. Durante o ano de 2020 a Chattigo participou de diversas iniciativas que levaram as empresas a focar na experiência do usuário”, destaca José Antonio Gatica, diretor de negócios empresa. A Chattigo possui mais de 450 empresas em seu portfólio e é utilizada em mais de 20 países, como Chile, Peru, Argentina, México, Colômbia, Espanha e agora o Brasil.

O que a Wake Up Cobranças, a Chattigoe a Makito também têm em comum, além da área de atuação, é que todas fazem parte do Programa de Residência para empresas do Biopark. “Ficamos impressionados com as proporções do Biopark. Nos sentimos honrados em fazer parte desse projeto e vemos como uma possibilidade de trazer mais aceleração e crescimento exponencial para nossa solução”, comenta Luis, da Makito.

SOBRE O BIOPARK
O Biopark é um parque tecnológico 100% privado, localizado em Toledo – Oeste do Paraná. Criado pelos empreendedores Carmen e Luiz Donaduzzi – que possuem mais de 40 anos de experiência em empreendedorismo e desenvolvimento de pessoas – tem o objetivo de transformar Toledo e Região em referência nas áreas de pesquisa, inovação e geração de negócios. Estima-se que futuramente o empreendimento tenha uma população de 75 mil pessoas e gere mais de 30 mil postos de trabalho. Atualmente, o local possui quatro universidades, recebe uma nova empresa a cada 72 horas e tem mais de 100 negócios gerando aproximadamente 300 empregos diretos. Além disso, os investimentos no Biopark somam mais de R$ 300 milhões, entre eles, um Centro de Distribuição de Medicamentos da Prati-Donaduzzi, que já está com as obras avançadas, e um Complexo Hospitalar do Grupo Sempre Vida.

Em julho, o MasterChef Brasil
vai invadir o Beto Carrero!

1º Festival MasterChef Brasil Beto Carrero, uma verdadeira viagem gastronômica por países e regiões do mundo todo. Todos os dias de julho e de quinta a domingo em agosto, o visitante poderá degustar as receitas de países e regiões que fizeram sucesso no reality, como Portugal, França, Itália, México, Brasil, além de opções veganas, árabes, entre outras, em 10 estações distribuídas pelo parque. Em cada uma, serão servidos dois pratos, uma sobremesa e bebidas típicas.

Tudo isso, é claro, com muita adrenalina, emoção e diversão nas mais de 100 atrações do melhor parque temático da América Latina. Em 2021 o Beto Carrero World completa 30 anos, com grandes parcerias já consolidadas ao longo do tempo, como DreamWorks (Madagascar, Shrek e Kung Fu Panda), Mattel (Hot Wheels), Hasbro e, agora, a Endemol Shine Brasil trazendo o MasterChef Brasil.

“Estamos muito felizes com essa parceria! Essa será a primeira vez que teremos o Festival MasterChef em um parque de diversões no mundo. É um grande case de Licenciamento, que proporcionará uma degustação gastronômica do programa, viajando pelos países, dentro do Beto Carrero World, onde através do sistema “Grab & Go” o público poderá provar releituras de pratos deliciosos, é sucesso na certa!”, comemora Fernanda Abreu, Head de Licenciamento da Endemol Shine Brasil.

O parque segue rigorosamente os mais avançados protocolos internacionais de limpeza e segurança conquistando o selo da GBAC, líder mundial na indústria de higienização. Os principais procedimentos são: obrigatoriedade do uso de máscara, medição de temperatura, higienização dos brinquedos a cada ciclo, fumigação, instalação de diversas estações de higienização das mãos, capacidade de público reduzida e distanciamento social, entre outros.
1º Festival MasterChef Brasil Beto Carrero. Um mundo de sabores e diversão.

Acompanhe todas as novidades nas redes sociais e site do Beto Carrero World.
Instagram: https://www.instagram.com/betocarrero/
Facebook: https://www.facebook.com/betocarreroworld
Saiba mais em: https://www.betocarrero.com.br/masterchefbrasil