Mauro Picini Programe-se 27/05/2022

0 3

O poder do hábito positivo

*Por Edna Vasselo Goldoni

O hábito é algo poderoso e que sem dúvida nos auxilia a conquistar os nossos objetivos. E tenho alguns que trago comigo desde a minha infância, adquiridos da minha educação e da minha cultura familiar, a qual tanto me orgulho.
Sendo a família a estrutura social básica e o primeiro núcleo da construção de nossos hábitos e na construção do nosso aprendizado, penso que é relevante refletirmos como os hábitos da família podem interferir em nossos saberes, até porque são essas primeiras pessoas que temos contato logo nos primeiros anos de vida e que são indispensáveis para a construção de um indivíduo.
E hoje, quando faço uma análise dos meus hábitos positivos diários, lembro muito de quantos deles aprendi com minha mãe. Separei alguns:

  1. Acordar sempre cedo e motivado a iniciar o dia: ela tinha o hábito de nos acordar com flores, colhidas em seu jardim.
  2. Estabelecer uma rotina de trabalho diário para suas seis filhas, cada uma tinha sua tarefa e não podíamos deixar de cumpri-las, como por exemplo: lavar roupa (não tínhamos máquina de lavar), limpar a casa (não tínhamos empregada), cozinhar e fazer horta.
  3. Almoço em família: era um hábito esperarmos meu pai chegar para ela servir o almoço com todos ao redor da mesa. Esse momento era muito especial para todos nós.
  4. Cultivar flores: ela cultivava o nosso jardim sempre florido e nos ensinou a manter nossa casa sempre com flores.
  5. Tratar todas as pessoas de forma igual: lembro com carinho quando ela pedia para servirmos um café para as pessoas que limpavam a frente da nossa casa.
  6. Usar um batom vermelho: ela sempre dizia que a mulher era uma flor e por onde passasse tinha que espalhar beleza e um perfume no ar. Uso até hoje meu batom vermelho.
  7. Ser amiga de todas as mulheres: com ela aprendi verdadeiramente o sentido da sororidade.
  8. Estudar diariamente: ela aprendeu a ler e escrever na fase adulta, pois não teve acesso a escola na sua infância e sempre nos cobrou levar a frente nossos estudos e com isso ela realizou seu sonho de ver todas as suas filhas formadas em curso superior.
  9. Exercício da Gratidão: sempre nos ensinou a agradecer a todos as pessoas que nos ajudavam, ela sempre preparava os buquês de flores para entregarmos aos nossos professores.
    Hoje, coloquei mais um hábito na minha vida, que é o de cultivar rosas no sítio onde ela mora, para poder fazer uma homenagem a ela com toda minha gratidão e orgulho por ser filha de uma mulher inspiradora como ela.
    *Edna Vasselo Goldoni é fundadora e presidente do Instituto Vasselo Goldoni, CEO da Vasselo Goldoni Desenvolvimento, HR Influencer 2021 – 1º lugar no Brasil; membro honorário e vitalício da All Ladies League Global Network (Soul Sister), única mulher indicada ao Prêmio TOP OF MIND Profissional de Vendas, sendo finalista em três Edições; representou o Brasil no Congresso Mundial da ONU Mulheres em 2016.
    Sobre o Instituto Vasselo Goldoni
    O IVG – Instituto Vasselo Goldoni é uma instituição que promove programas de ação social, fundado em 7 de novembro de 2017 e tem como missão incentivar e difundir a equidade de gênero, a sororidade, a reintegração e o respeito à diversidade, cultivando e desenvolvendo em suas ações, os valores da autoconfiança, da resiliência e da superação para motivar mulheres e homens a serem protagonistas de histórias inspiradas nos mais nobres e elevados ideais e, juntos, construírem uma sociedade em que prevaleçam a justiça, a paz e o progresso para todos.

Múltiplo Leminski chega na reta final em Cascavel

Exposição segue até o dia 29 de maio no Museu de Arte da cidade

A exposição Múltiplo Leminski, prorrogada em Cascavel até o dia 29 de maio por conta da grande demanda do público, chega na reta final no Museu de Arte de Cascavel. Composta por diversos espaços cênicos e instalações que mostram a multiplicidade do artista Paulo Leminski (1944-1989), foi criada também a exposição “Convivência”, do fotógrafo Dico Kremer. São onze fotos selecionadas a partir dedo acervo de Kremer, amigo pessoal do poeta, que mostram cenas do cotidiano do Paulo Leminski e da sua família.
Outro destaque que compõe a exposição é o grafitti do artista DU2, no espaço cultural Gilberto Mayer. “As intervenções urbanas estão em todas as edições da mostra. Esse foi um jeito que encontramos para levar um pouquinho do Leminski para outros lugares da cidade onde a mostra oficial está em cartaz”, explica Aurea Leminski, curadora da exposição e filha de Paulo Leminski. Até agora mais de 3500 mil pessoas visitaram a exposição.


Para o encerramento da exposição está programada, para o dia 30 de maio, uma palestra com Aurea Leminski sobre a poética Contemporânea de Paulo Leminski. A mediação será do professor Antônio Márcio Ataíde, e a palestra acontece no mini auditório 2 do Campus da Unioeste Cascavel. A realização do evento é da Secretaria Municipal de Cultura e Museu de Arte de Cascavel e tem apoio da ADUNOESTE Sindicato dos Professores da UNIOESTE, Coordenação dos Cursos de Pedagogia e Letras da Unioeste Cascavel e Centro de Educação CECA – Unioeste. Campus Cascavel
O projeto é realizado com incentivo do Governo do Estado do Paraná, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (#PROFICE), com apoio da Copel, do Município de Cascavel, Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel, Fundação de Esportes e Cultura de Cascavel e do Museu de Arte de Cascavel.


Serviço:
Múltiplo Leminski
Data: Até 29 de maio
Horário: de terça a sexta-feira das 9h às 17h30
Sábado e domingo das 11h às 16h30
Local: Museu de Arte de Cascavel – MAC
Rua Mato Grosso, 2909 – Centro
Palestra com Aurea Leminski
Data: 30 de maio
Horário: 19h30
Local: Mini auditório II auditório – Unioeste Cascavel – R. Universitária, 1619 – Universitário, Cascavel


Deixe um comentário