Mauro Picini Programe-se 30/04/2021

Desafio Itaipu Sustenta-Habilidades garante kits sustentáveis aos primeiros 100 concludentes

Com atividades estendidas até agosto, o Desafio é uma atividade complementar para os alunos que estão em casa, além do conteúdo também poder ser replicado em sala de aula pelos professores.

Já pensou em poder comandar a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo? No Desafio Itaipu Sustenta-Habilidades você pode! A atividade promovida pela Itaipu Binacional e executada pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), convida estudantes a ingressarem em diferentes desafios científicos, práticos e divertidos com a temática sobre energia, tecnologia, meio ambiente, cidades inteligentes, enriquecimento ambiental, entre outros. O Desafio Itaipu Sustenta-Habilidades é um jogo de realidade alternada, onde o participante recebe orientações de forma virtual, para desenvolvê-las colocando a mão na massa. O principal objetivo é estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre os temas propostos. Embora o público-alvo sejam as crianças e os adolescentes da região Oeste do Paraná, o jogo é aberto a todos que queiram participar. São disponibilizados no decorrer do Desafio: infográficos e guias pedagógicos que podem auxiliar professores para apresentar a Itaipu aos estudantes, além de vídeos sobre o Ecomuseu, Refúgio Biológico, Expedição do Conhecimento, e outros assuntos relacionados ao universo da Usina. Como os vídeos são disponibilizados publicamente no Youtube, também podem ser acessados por qualquer pessoa interessada e até mesmo serem utilizados como recurso didático pelos professores.

Kit Sustentável
As primeiras 100 (cem) pessoas que finalizarem o Desafio, garantem o Kit Sustentável. Contando com um copo de silicone retrátil, ecobag, lápis semente, caderneta de anotações e mais alguns utensílios, o prêmio é um reconhecimento pela trajetória percorrida. Todos os participantes têm até o dia 15 de agosto para realizarem os 9 (nove) desafios. Para conhecer mais sobre o Desafio e fazer sua inscrição, acesse: desafioitaipu.com

Feijão branco com abóbora e alho-poró é sugestão da Água Doce para o Dia Mundial sem Carne

FEIJÃO BRANCO COM ABÓBORA E ALHO PORÓ

Ingredientes
1 xícara (chá) de feijão branco cozido com grãos inteiros e ao dente
1 xícara (chá) de abóbora moranga cortada em cubos médios
1 xícara (chá) de cenoura em cubos pequenos
1 cebola pequena picada
3 colheres (sopa) de alho-poró em rodelas finas
3 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Em uma panela grande aqueça o azeite e doure a cebola. Adicione um pouco de sal e pimenta-do-reino, acrescente o alho-poró, a cenoura e a abóbora. Deixe dar uma douradinha e em seguida adicione o feijão. Coloque água o suficiente perto de cobrir. Quando levantar fervura verifique o tempero, tampe a panela e deixe cozinhar por mais alguns minutos até que a abóbora fique macia. Tampe a panela e deixe descansar por um minuto antes de servir. Distribua o feijão em um refratário e salpique a cebolinha por cima. Sirva em seguida.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 55 minutos
Fonte: Água Doce Sabores do Brasil – www.aguadoce.com.br

Sobre a Água Doce:
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em oito estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou um modelo mais enxuto voltado para shopping centers, centros empresariais, supermercados e locais com alta movimentação de pessoas, o Água Doce Express. Mais informações Água Doce Cachaçaria de Toledo – Rua Panambi, 44 – Jardim La Salle – Toledo – Telefone (45) 3379-1034