Mauro Picini Sociedade + Saúde 07/04/2021

3

Empresários paranaenses se unem
para agilizar a vacinação no Estado

Movimento Unidos pela Vacina pretende acelerar a imunização por meio do fornecimento de insumos como seringas, agulhas, jalecos e outros

O movimento Unidos pela Vacina, liderado nacionalmente pela empresária Luiza Trajano, chega ao Paraná mobilizando empresas e entidades civis para acelerar o processo de vacinação contra o coronavírus. O objetivo desta mobilização é contribuir de diferentes formas para que todos os brasileiros sejam vacinados até setembro de 2021.

Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário e Regina Arns, líder do Grupo Mulheres do Brasil-PR na campanha UPV e diretora Executiva da Lapidus Network, se reuniram virtualmente na última quinta-feira (24) com mais de 60 executivos associados da Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio). “Estamos fazendo um levantamento em todo o Estado para descobrir e mapear as necessidades locais. Algumas cidades precisam de seringas e agulhas, em outras, falta até jaleco e internet. O foco não é comprar vacinas. Nossa intenção é solucionar gargalos para abastecer todos os municípios com os insumos necessários e da forma mais rápida possível”, explica Grynbaum que é uma das lideranças do projeto no Paraná.

O movimento é apartidário e sem pretensão financeira, atua em diversas frentes de trabalho, em interfaces com o governo federal, com os estados, secretarias de saúde e municípios. “Um dos nossos pilares é a comunicação e a conscientização da importância da vacina, e acredito que reunindo forças conseguiremos passar esse recado adiante”, afirma Regina.

Os 399 municípios paranaenses já responderam ao questionário prestando informações sobre os insumos relacionados aos itens da vacinação. “O apoio direto de empresas será essencial, pois elas irão apadrinhar os municípios e auxiliar com as necessidades prioritárias”, reforça Grynbaum.
Empresários, líderes comunitários, entidades representativas e profissionais liberais que queiram contribuir com o movimento podem se cadastrar no https://unidospelavacina.miisy.com/login.

Sobre a Amcham
A  Amcham (Câmara Americana de Comércio) é uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o País e mais de 5,2 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A Amcham visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplifiquem o conhecimento de seus associados.

Coach iguaçuense lança E-book sobre o Poder da Gratidão

A jornalista e coach de relacionamentos, Abilene Rodrigues, lançou seu primeiro E-book com o título: “O Poder da Gratidão”. No livro digital ela explica sobre o poder dessa emoção e a importância de se ter essa pratica no cotidiano, sobretudo, nesse período de pandemia.

O E-book foi inspirado no “Desafio da Gratidão” lançado por Abilene no seu Instagram em setembro de 2020. Durante 21 dias ela apresentou o tema e convidou as pessoas a fazerem os exercícios propostos por ela, compartilhando suas reflexões nas redes sociais. Agora, com o livro digital, mais pessoas terão acesso ao conteúdo compilado pela Coach, e cada pessoa poderá praticar a gratidão onde estiver e quando quiser.

Abilene explica que todos os exercícios do desafio foram embasados em muitos estudos e contextualizados para este momento pelo qual o mundo está passando: “Eu procurei incluir as dificuldades no nosso dia-a-dia como crianças com aula online, perda de amigos queridos e até problemas financeiros para auxiliar as pessoas a praticarem a gratidão mesmo diante das dificuldades”, explica.

Há também uma lista com os 10 benefícios proporcionados pelo ato de agradecer: prolonga a vida, ajuda a atingir metas, fortalece o ambiente de trabalho, consolida o casamento, melhora o sono, atenua as dores físicas, aumenta a felicidade, incentiva a empatia, estimula a espiritualidade, transforma as pessoas seres humanos melhores.

Pós-graduanda em Neurociência e Performance Humana, Abilene enfatiza no e-book como é possível aproveitar as próprias químicas geradas no cérebro humano para ter uma vida mais leve e saudável.

O Poder da Gratidão
Segundo a coach, é comprovado cientificamente que a gratidão tem o poder de transformar a vida das pessoas. É uma das emoções mais positivas que o ser humano pode ter. “Praticar a gratidão é agradecer pelo que já se tem. É uma ferramenta poderosa capaz de mudar nosso estado físico, emocional, social e financeiro. Quando estamos gratas, a depressão fica longe. O estresse fica de fora. Nosso corpo funciona melhor. Ficamos menos ansiosas”, complementa.

Para ficar longe do senso comum, Abilene explica, entretanto, que praticar a gratidão é muito diferente de dizer obrigado: “Quando uma pessoa abre a porta do elevador para você e você agradece, é educação. Quando você vai à igreja, é para orar”. A gratidão é uma forma de viver. De olhar para a vida”, finaliza.

Biopark lança cursos curtos para aperfeiçoamento profissional

São cursos em áreas como Agronegócio, Alimentos, Administração e Tecnologia da Informação

As transformações do mercado de trabalho e a velocidade com que surgem novos conceitos e ideias, vêm exigindo que o conhecimento seja adquirido de maneira cada vez mais rápida e eficaz. Olhando para essa tendência e com o objetivo de trazer novas oportunidades para a comunidade, o Biopark está lançando uma série de cursos de curta duração em áreas como Agronegócio, Alimentos, Administração e Tecnologia da Informação.

“Nossos cursos curtos tem como foco contribuir de fato com o crescimento e desenvolvimento de competências dos participantes. São pequenas doses de conhecimento aprofundado e que podem abrir as portas para novas oportunidades no mercado de trabalho, para quem quer mudar de carreira ou desenvolver novas competências”, explica Victória Diniz, professora e coordenadora de projetos do Biopark Educação.

O primeiro curso ofertado é o Analista Instrumental, com inscrições abertas até o dia 12 de abril. O curso é voltado para profissionais de química, física, alimentos, farmácia e áreas afins. Serão abordados tópicos como Compreensão da metodologia e particularidades dos analíticos; Etapas de amostragem; Preparo de amostras e soluções de uso; Compreensão das faixas de concentração; Técnica analítica; Geração e Interpretação de resultados analíticos e soluções para problemas analíticos. A duração é de 80 horas e o curso será noturno, três vezes por semana. O investimento é de R$ 895,00 à vista ou 5x de R$ 220,00.

Para o primeiro semestre de 2021 também estão previstos os cursos de Segurança de Dados, Gestão da Propriedade Leiteira, Metodologias ágeis de gestão, Boas práticas de fabricação, JAVA, Atendente de farmácias e drogarias entre outros.

“O Biopark está trazendo abordagens únicas, olhando para o futuro e atendendo uma demanda da região. Além disso, buscamos profissionais com amplo conhecimento e experiência para ministrar nossos cursos. Queremos que a comunidade encontre no Biopark um local de conhecimento, novas aprendizagem e experiências podendo estar ainda mais preparado para o mercado de trabalho”, ressalta Victória. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.biopark.com.be/educacao. Mais informações pelos telefones (45) 99115-0245 e (45) 99147-6872.