Mauro Picini Sociedade + Saúde 09/06/2021

1

Esclerose Múltipla: conheça a doença que acomete cerca de 40 mil brasileiros

Em 30 de maio é celebrado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, doença autoimune que afeta o sistema nervoso central

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla, foi celebrada em 30 de maio, é voltado para a conscientização da doença, que, segundo estimativa da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, afeta cerca de 40 mil brasileiros. A data foi criada para unir as pessoas portadoras da patologia em todo o mundo, assim como para promover o conhecimento sobre o tema.

Esclerose Múltipla é uma doença neurológica considerada autoimune, progressiva e crônica. Por motivos que podem ser genéticos ou ambientais, ocorre um desequilíbrio no sistema imunológico do paciente, que começa a agredir a bainha mielina (capa de tecido adiposo que protege suas células nervosas), comprometendo a função do sistema nervoso.

Em geral, a Esclerose Múltipla acomete pessoas entre 20 e 40 anos, provocando dificuldades motoras e sensitivas e pode apresentar sintomas iniciais diversos. “A maioria das pessoas começa a ter problemas motores no início da doença, mas os primeiros sintomas também podem ser uma deficiência na visão ou um problema psíquico”, afirma o médico convidado pela Prati-Donaduzzi, Eduardo Motti.

Existem diferentes tipos da doença:

Esclerose múltipla remitente-recorrente (EMRR) – possui períodos de melhora, e outros de recaídas, que podem durar de dias até anos.
Esclerose múltipla secundária progressiva (EMSP) – caracterizada por quadro mais grave em que o doente não se recupera das crises e fica com sequelas definitivas, como a perda total da visão.
Esclerose múltipla progressiva com surtos (EMPS) – quando a doença se desenvolve de maneira mais rápida e agressiva.
Esclerose múltipla primária progressiva (EMPP) – possui a característica de piora da doença de forma gradativa.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito com base em estudo clínico e nos sinais relatados pelo paciente, que são analisados e confirmados por um neurologista. Para ajudar na confirmação da suspeita de Esclerose Múltipla, o especialista deve solicitar exames de sangue, além de exame de imagem, como a ressonância magnética. Dessa forma é possível fazer uma avaliação mais profunda, descartando a possibilidade de um diagnóstico errôneo.

Os sintomas da Esclerose Múltipla podem ser confundidos com outras enfermidades e têm característica intermitente, ou seja, podem surgir e desaparecer periodicamente. Motti explica que, em caso de problemas motores, por exemplo, pode parecer que o paciente teve um AVC. Portanto, os sinais precisam ser acompanhados e avaliados por um médico especialista, que acompanhando o paciente poderá definir precisamente o diagnóstico.

Os principais sintomas decorrentes da Esclerose Múltipla são:

Problemas de visão como visão borrada;
Rigidez muscular;
Espasmos;
Fadiga;
Urgência urinária;
Lapsos de memória e de atenção;
Dormência e formigamento em diferentes partes do corpo;
Problemas para manter o equilíbrio;
Dificuldade no andar.

Tratamentos
A Esclerose Múltipla, por ser uma doença autoimune, não tem cura, mas os tratamentos existentes possuem boa eficácia contra os principais sintomas, e ajudam o paciente a viver com mais qualidade e conforto.

Os principais objetivos do tratamento são diminuir a fase mais crítica da doença e tentar prolongar o intervalo entre os surtos. Para isso, é feito o uso de medicamentos para controle do sistema imunológico, o que dificulta o ataque das células de defesa do organismo. O intuito é evitar que as crises aconteçam.

Além do acompanhamento médico e uso dos medicamentos, é indicado que os pacientes façam atividades físicas para fortalecer os ossos e ajudar a combater os efeitos da doença no corpo, além de fisioterapia para ajudar na reformulação do ato motor, isso em conjunto com períodos de repouso para evitar esforços desnecessários. “A reabilitação motora feita por meio de fisioterapia e atividades físicas é um aspecto importante do tratamento”, conclui o médico.

*Este conteúdo é elaborado pela indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, com o objetivo de levar mais informações sobre saúde à população. A empresa também oferece para médicos, de forma exclusiva, o acesso a conteúdos sobre diversas patologias, entre outros materiais no website: https://www.evolucaoparavida.com.br/.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI
A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,6 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica.

DAY Medical Center fecha parceria com Unicred

A mais nova parceria anunciada pelo DAY Medical Center foi fechada com a Unicred, a cooperativa de crédito focada em oferecer soluções financeiras competitivas e de qualidade, agregando resultados aos cooperados.

No país todo, o Sistema Unicred conta hoje com 35 cooperativas, aproximadamente 280 agências em 15 estados brasileiros e mais de 220 mil cooperados. Além disso, são quatro Unicreds Centrais e uma Confederação Nacional. 

Paraná e Santa Catarina – A sede da Unicred Central PR/SC, fica em Florianópolis. Nessa região, o sistema é representado por 76 agências e 80 mil cooperados.

Em Foz, a agência foi inaugurada em julho do ano passado e funciona no edifício Torre Marechal, no centro da Cidade.

“Viemos para Foz oferecer a nossa experiência como planejadores financeiros, com o objetivo de auxiliar tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas a obterem os melhores resultados. Não somos apenas uma agência bancária, nosso objetivo é ajudar o nosso cooperado a encontrar soluções”, afirmou Talita S. Iurkiv Gomes, gerente da agência de Foz do Iguaçu.

Unicred e DAY Medical Center – Talita também explicou que o objetivo da Unicred é oferecer um atendimento diferenciado, 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Além de todos os nossos serviços premium, oferecemos condições diferenciadas para os empreendedores. São premissas voltadas exclusivamente para a parceria com o DAY Medical Center que, assim como nós, também tem um conceito totalmente inovador”, explicou Talita.

Com a parceria, os novos clientes do DAY Medical Center poderão financiar o investimento por um período de cinco a 10 anos.

DAY Medical Center – O Day Medical Center segue um padrão internacional, pensado para oferecer os melhores espaços aos clientes. São áreas de 41 m², 56 m² e 62 m², com possibilidade de junção de até 1.000 m² de área privativa, além das áreas comuns, que atendem todas as normas da ANVISA. Os consultórios foram planejados considerando as necessidades de cada especialidade.

Profissionais da Saúde – O empreendimento também tem reservados 1.300 m² para uso exclusivo dos profissionais da saúde que irão trabalhar no complexo. 

É na cobertura que ficam o lounge, a varanda panorâmica, as salas de reuniões, o fitness center, o espaço para descanso (foyer), o espaço gourmet e o auditório, com capacidade para 108 pessoas. Os profissionais também terão estacionamento privativo.

Estacionamento – Outra facilidade é que o empreendimento oferece estacionamento para os clientes e também para os médicos, que contarão com uma entrada exclusiva. 

Diferenciais para os clientes – O Day Medical Center vai reunir diversas especialidades da área da saúde, proporcionando tranquilidade e conforto aos pacientes e aos clientes, com espaços agradáveis e seguros, incluindo o “Jardim da Cura” (Healing Garden) que é um espaço que oferece experiências sensoriais e terapêuticas e que vem sendo implantado em vários hospitais para auxiliar no tratamento.

Hospital Dia – Com quase 7 mil metros quadrados dedicados ao Hospital Ministro Costa Cavalcanti, outro parceiro do DAY Medical Center, o empreendimento oferecerá também um atendimento personalizado para pacientes particulares e conveniados, com Centro de Imagens, salas especiais para serviços de Check-up Executivo, Centro de Atenção à Saúde da Mulher, Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Imunização e um Hospital Dia, com um Centro Cirúrgico para a realização de procedimentos de baixa e média complexidade, nos quais os pacientes tenham alta médica no mesmo dia.

O empreendimento é resultado da união de quatro empresas sólidas no mercado da região: a NBC Arquitetura, a Nastás, a Wust&Casarotto, de Cascavel; e a WTeixeira Seguros, de Foz do Iguaçu. 

Todo o projeto é acompanhado por especialistas da área da saúde da F2M e da Promedical, e de consultores da Bioeng e da SL Bento, que estão no mercado há 30 anos e são responsáveis por cinco hospitais privados, mais de dois mil consultórios e oito medical centers nas principais cidades brasileiras.

Mais informações – Para mais informações sobre o DAY Medical Center entre no site daymedicalcenterfoz.com.br ou no Instagram, no perfil @daymedicalcenterfoz

Você também pode agendar uma visita por meio dos números (45) 3198-9161, (45)9 9975-1558 e (45)9 9935-2157, ou conhecer o consultório decorado, na Benjamin Constant, 194, no centro de Foz do Iguaçu. 

Saiba mais sobre a Unicred, no site www.unicred.com.br/valorcapital ou pelo telefone (45) 9 9154-0607.

Ascom/Day Medical Center