Mauro Picini Sociedade + Saúde 11/05/2022

0 6

Descobri a gravidez, e agora? Prati-Donaduzzi oferece treinamento para gestantes através do Programa Gestação Segura

Mãe é uma palavra pequena, mas carrega milhares de significados: amor incondicional, cuidado e dedicação em tempo integral. Algumas mulheres adiam por um período o sonho de ser mãe por conta do trabalho, estudos e outros projetos. Já outras são surpreendidas com a notícia que estão esperando um filho. Independente da ocasião, gerar uma criança é uma dádiva.
A partir desse momento um novo universo começa fazer parte da vida das famílias. Para que essa mudança venha ocorrer de forma mais leve, colaboradoras gestantes do grupo Prati-Donaduzzi, bem como filhas e esposas dos funcionários e também grávidas da comunidade contam com o apoio do Programa Gestação Segura.
Maria Ângela Schons trabalha há 10 anos na farmacêutica e participou em 2019 do projeto, quando estava na primeira gestação dos gêmeos Lorenzo e Mikaella. “Eu decidi me inscrever porque vi a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto. Hoje posso aplicar essas orientações e dicas na minha segunda gravidez. Aprendi desde arrumar a bolsa da maternidade até os primeiros socorros com o recém-nascido”, enfatiza Maria, que está no oitavo mês de gestação.
O Programa Gestação Segura existe há 18 anos, e até o momento foram atendidas mais de 2.500 gestantes. São 24 horas de curso, sendo divididas em 24 temáticas. Durante os módulos os companheiros são convidados a participar com as futuras mamães. O principal objetivo é informar, orientar e deixar as mulheres mais seguras em relação ao processo gestacional, promovendo o bem-estar, a saúde física e emocional.
“As mães recebem atendimento individualizado através de equipe multidisciplinar com ampla experiência na área, com informações referentes a todo o período do parto, pós-parto e cuidados com o recém-nascido, dentre outros”, explica a supervisora de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon.
Ao término do treinamento as participantes ganham um kit de itens para cuidados para o bebê. Ainda de acordo com a Maria Rita, várias mudanças são notadas após a implantação do programa. “É muito gratificante poder participar deste momento mágico que acontece na vida da mulher, a maternidade. Podemos observar que as gestantes estão mais seguras, confiantes e com sentimento de otimismo, além de se sentirem apoiadas pela empresa nessa fase”, conclui.
Quem também vai ganhar pela segunda vez o título de mamãe do ano será a Roselaine Condé Ferrari, irmã de uma colaboradora da Prati-Donaduzzi, que já está contado as semanas para descobrir o sexo do bebê. Para ela, o programa Gestação Segura tem sido um divisor de águas. “Recebi diversas informações acerca de tudo que envolve a maternidade, cuidados com o bebê, amamentação, segurança, direitos e muito mais. E agora posso colocá-los em prática no dia a dia trazendo mais proteção ao meu filho”.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI – A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Prazo de inscrição no Fórum Internacional de Logística termina nesta sexta

Desafios, soluções e oportunidades de negócios no setor fazem parte da programação; evento em Foz do Iguaçu tem participação gratuita.
Termina nesta sexta-feira, 6, o prazo de inscrição no Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS), que será realizado em Foz do Iguaçu de 11 a 14 de maio. Os interessados podem garantir vaga gratuitamente em forumfilms.org.
A inscrição prévia é necessária tanto para a participação presencial quanto para acompanhar a programação de forma on-line. O evento será transmitido pelos canais oficiais do fórum logístico.
O evento receberá participantes da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai para debater, propor soluções e identificar oportunidades no segmento logístico das Três Fronteiras. A região passa por uma transformação com as obras estruturantes em construção e grandes projetos em andamento.
A segunda ponte internacional Brasil–Paraguai, o novo porto seco em Foz do Iguaçu e a extensão da Ferroeste para a fronteira abrem um grande leque para investimentos e crescimento regional. Soma-se, ainda, a mobilização para a efetivação de uma rota ligando os oceanos Atlântico e Pacífico.
A criação de um hub logístico, de turismo e de comércio na área trinacional ocupará o centro das proposições do fórum. Para isso, o FILMS receberá investidores, diretores de empresas públicas e privadas, gestores, representantes da sociedade civil organizada e parlamentares dos países do Cone Sul.
A palestra inaugural do evento será sobre a temática “A importância dos corredores bioceânicos para o continente sul-americano”. A comunicação será proferida pelo ministro João Carlos Parkinson de Castro, da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores.
Especialistas em cada área irão conduzir os debates para a formulação de soluções em seis eixos temáticos. Os grupos abordarão ferrovias; rodovias; portos e hidrovias; produção e comércio: aduanas e legislações; aerovias; e terminais e transbordo.

Inscrições e participação – Com patrocínio da Itaipu Binacional, o fórum logístico é aberto para o público, e as inscrições são gratuitas em forumfilms.org. No modelo híbrido, o evento terá transmissão on-line por meio de videoconferência. Os participantes presenciais farão visitas técnicas a obras e locais relacionados à logística, infraestrutura e conexão aduaneira.
Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável
Data: 11 a 14 de maio de 2022
Local: Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Foz do Iguaçu
Informações e inscrições: forumfilms.org

Redes sociais:
www.facebook.com/forumfilms2022
www.instagram.com/forumfilms2022
www.linkedin.com/company/forumfilms2022
www.youtube.com/channel/UCmx0ppUm3bFsgw0k8TzmW8A

Asma atinge mais de 20 milhões de brasileiros; saiba como aliviar as crises

A asma é responsável pela 4ª causa de internação no Brasil e pela morte de cerca de 2 mil pessoas por ano. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia(ASBAI), estudos epidemiológicos nacionais estimam que mais de 20 milhões de brasileiros, entre crianças e adultos sofrem com essa patologia.
A médica pneumologista convidada pela Prati-Donaduzzi, Dra. Nayra Maria Prado Valério, explica que a asma é uma doença crônica que não tem cura, no entanto com o tratamento adequado a pessoa consegue ter uma vida livre de sintomas. “Para aqueles que têm crises frequentes, existem algumas maneiras de controlá-las: o uso adequado das medicações, manter o ambiente que convive livre de possíveis gatilhos que possam desencadear os sintomas, como por exemplo; cortinas, cobertores peludos, tapetes, e evitar passar vassoura (preferir aspirador de pó ou pano úmido)”, orienta a especialista.
A asma é causada por uma hipersensibilidade brônquica, tendo relação importante entre componente genético (hereditariedade) e fatores ambientais. Os sintomas mais comuns são: falta de ar, dor torácica, sibilância (chiado no peito), e tosse que podem variar na frequência e intensidade. “Esses sinais ocorrem por conta da variabilidade do fluxo de ar expiratório, devido ao estreitamento, espessamento e aumento de muco nos brônquios. Vale lembrar que a doença não tratada adequadamente, aumenta chance de morbimortalidade e pode levar a óbito por insuficiência e parada respiratória”, enfatiza pneumologista, Nayra.
Algumas pessoas têm dificuldade de diferenciar os sintomas da asma, rinite e alergia. A asma se apresenta geralmente com mais de um sinal (tosse, chiado no peito e falta de ar) que são variáveis e pioram a noite, ou ao acordar e podem ser gerados através do esforço, mudança climática, além de ter alteração no fluxo aéreo expiratório. Já a rinite alérgica é uma doença atópica que se caracteriza por inflamação da mucosa do nariz que tem como sintomas; obstrução nasal, coriza, tosse e lacrimejamento dos olhos, podem ocorrer também por contato com alérgenos, mudança climática ou medicamentoso.
A alergia é uma resposta excessiva e desagradável do nosso sistema imune quando em contato com alguma substância específica, tem várias doenças que são desencadeadas por processo alérgico, como asma alérgica e rinite alérgica.

Sobre a Prati-Donaduzzi – A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, referência na produção de medicamentos genéricos no Brasil e a primeira a lançar um produto nacional à base de Canabidiol, alcançou patamar de destaque no setor e avança em tecnologia e inovação com foco na expansão de mercado para os próximos anos. A linha de produção chega a aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos.

Deixe um comentário