Mauro Picini Sociedade + Saúde 15/09/2021

2

Mais de 140 toneladas de alimentos
são arrecadadas em live solidária

Padre Reginaldo Manzotti – Foto: Assessoria de Imprensa

O Padre Reginaldo Manzotti arrecadou mais de 140 toneladas de alimentos em sua Live solidária “Família – Onde nasce nossa história”. As doações serão enviadas encaminhadas para 25 instituições de 13 estados: Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Desde o começo da pandemia da Covid-19, as lives solidárias do sacerdote já arrecadaram mais de 710 toneladas de alimentos.

“Eu quero agradecer a todos que abriram seu coração e fizeram as doações. É emocionante ver como a generosidade ainda aflora no coração de cada brasileiro, mesmo com todas as dificuldades que estamos vivendo. Vamos distribuir as doações arrecadas nas instituições e Paróquias que mais necessitam, de norte ao sul do Brasil. Além disso, vamos convocar os comércios locais de cada região para nos ajudar com a distribuição, além de incentivar a economia local”, explica o Padre Manzotti.
Com momentos emocionantes, o Padre Reginaldo Manzotti escolheu falar exatamente sobre a protagonista dessa ação solidária: a família. Durante toda a apresentação, o sacerdote passou por todos as etapas da construção de uma família, como o casamento, o nascimento dos filhos, a primeira infância, adolescência até chegar ao envelhecimento. A Live está disponível no canal oficial do Padre Manzotti.

4 atividades de musicoterapia para praticar em casa

A prática frequente desses exercícios traz benefícios para fala, coordenação, e equilíbrio, entre outros

Que a música faz parte do nosso dia a dia em festas, no carro, no banho, até no consultório nós já sabemos. Mas você sabia que ela serve como terapia e ajuda pacientes neurológicos a melhorar aspectos como fala, coordenação e equilíbrio? De acordo com a musicoterapeuta do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE), Giovanna Balzer, a musicoterapia, como o próprio nome já diz, utiliza a música como forma de tratamento. “É uma técnica que trabalha a saúde utilizando formas diversas de aprendizado através da música, melhorando a saúde física e mental dos nossos pacientes”.
Abaixo você confere 4 exercícios complementares que podem ser feitos em casa para auxiliar no tratamento:
Cantado suas músicas favoritas: Cantar auxilia na expressão verbal e de sentimento, fluência e prosódia da fala. No canto, você consegue trabalhar respiração, articulação e expressividade. Escolha sua música favorita e solte a voz!
Tocando um instrumento musical: Tocar um instrumento musical auxilia na coordenação motora ampla e fina, além de auxiliar na precisão dos movimentos. Para aquelas pessoas que não tem um conhecimento musical prévio, um musicoterapeuta pode auxiliar na execução de atividades com instrumentos musicais.
Andando no ritmo da canção: Escolha uma música com um ritmo bem -marcado e caminhe acompanhando a canção. Andar no ritmo da música auxilia na iniciação da marcha e equilíbrio, ajuda nas demandas atencionais e no planejamento motor.
Ouvindo música: Ouvir música – seja ela ao vivo ou gravada – é uma ótima opção indicada à pacientes que precisam desenvolver suas habilidades de atenção e receptividade. A audição musical promove o relaxamento, e estimula os sentidos.
Para finalizar, Giovanna lembra que essas são algumas sugestões de atividades com música para serem realizadas em casa, e que as mesmas não substituem o acompanhamento com o profissional. “O acompanhamento do musicoterapeuta é fundamental, pois é ele quem irá desenvolver o tratamento de acordo com a necessidade de cada indivíduo e auxiliar na execução”.

Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)
Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger e Mariana de Carvalho, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.clinicacerne.con.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/