Parque Nacional reabriu para visitação Atendimento será de terça a domingo, das 9h às 16h

0 2

O Parque Nacional do Iguaçu foi reaberto para visitação pública na terça-feira, 4 de agosto, de forma gradual, seguindo todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e, em especial, do Decreto Municipal 28.337, de 22/7/2020, que estabelece todos os procedimentos de controle sanitário. A reabertura atende a demanda da sociedade, dos trabalhadores e empresas de turismo de Foz do Iguaçu, formalizada inclusive pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
A cidade de Foz do Iguaçu tem sua economia diretamente ligada à atividade do turismo, e esse setor foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19. “Dados da última pesquisa de avaliação de impacto no setor registram 34% de demissões de celetistas e 59% de não celetistas, além de 45% de suspensões de contratos de trabalho, agravando ainda mais a situação das empresas e trabalhadores do turismo”, destaca ofício do conselho. 
Considerando essa demanda da sociedade, a direção do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade que administra o Parque Nacional do Iguaçu, autorizou a reabertura da unidade de conservação para a visitação pública, de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. A redução no horário de funcionamento tem o objetivo de ajustar a visitação às melhores práticas de proteção. A unidade seguirá com trabalho minucioso de sanitização de todo o circuito turístico, oferecendo ainda mais proteção aos visitantes. 
Todo o público será recepcionado no Centro de Visitantes por equipes treinadas para atender e orientar os turistas e moradores da região sobre os procedimentos e cuidados com relação ao coronavírus. Integram esse atendimento a medição de temperatura, orientação para manter o distanciamento entre os visitantes, uso correto da máscara cobrindo o nariz e a boca, durante todo o passeio. Vale destacar que é obrigatória a utilização da máscara para acessar o Parque Nacional do Iguaçu. 
Ingressos exclusivamente pela internet – Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu serão vendidos exclusivamente on-line no site www.cataratasdoiguacu.com.br. O visitante precisará realizar a compra do ingresso e agendar o dia e o horário da visita. A compra estará sujeita à disponibilidade de vagas. O parque irá trabalhar com o máximo de 350 vagas de ingressos por hora. A venda on-line e a limitação de público por horário foram planejadas para manter o controle e o distanciamento entre as pessoas. 
Moradores de Foz do Iguaçu e das outras 13 cidades vizinhas possuem 90% de desconto para visitar o Parque Nacional do Iguaçu com o Passe Comunidade. Essa categoria de ingresso será disponibilizada nos terminais de autoatendimento, localizados no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Esse visitante precisa comprovar residência em uma das cidades, conforme regulamento do Passe Comunidade, disponível no site www.cataratasdoiguacu.com.br, e apresentar o comprovante presencialmente no acesso ao parque.
Serviços suspensos temporariamente – A estação Porto Canoas, que abrange o Restaurante Porto Canoas, lanchonete, joalheria, loja, café, localizados no final da Trilha das Cataratas, não reabrirá nesta etapa, em agosto. A medida tem o objetivo de manter o passeio ainda mais seguro para todos os visitantes.

Histórico 
A unidade de conservação foi fechada pela primeira vez durante a pandemia, em 18 de março, pelo Ministério do Meio Ambiente, responsável pelas unidades de conservação federais, como medida de segurança para evitar o contágio da covid-19. Reabriu dia 10 de junho e fechou novamente dia 30 de junho. 

Crédito das imagens: Bruno Bimbato / ICMBio

Serviço:
Parque Nacional do Iguaçu – reabertura, agosto, 2020
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 16h
www.cataratasdoiguacu.com.br
[email protected]

Central de Atendimento ao Visitante (WhatsApp): +55 (45) 9137-3444 (wa.me/554591373444)
Telefone: +55 (45) 3521-4400

Deixe um comentário