Com novo agendamento, faltosos preocupam Banco de Sangue de Toledo

20

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Atualmente, o estoque da Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue) está razoável. Mas, o índice de faltosos causa preocupação à equipe.

De acordo com a assistente social Melania Marin, a Unidade pode disponibilizar um número ‘x’ de vagas, considerado um número máximo que a equipe consegue realizar a coleta de sangue no dia. “Nós contamos com aquela bolsa de sangue. Quando o doador não comparece e não comunica, deixamos de atender outra pessoa, porque até então não existia a vaga”.

Por exemplo, na tarde do dia 11 de novembro, 17 pessoas estavam agendadas e quatro faltaram. “Quatro bolsas de sangue fazem a diferença para a Unidade. Quando deixamos de realizar uma coleta, a principal preocupação é com o estoque, o qual pode diminuir”, explica Melania.

A assistente social recomenda que caso o doador não possa comparecer no horário e no dia combinados tente comunicar um dia antes ou no período matutino. “Assim, conseguimos encaixar alguém e não deixamos de realizar a coleta do sangue”.

AGENDAMENTO – Em alguns municípios, é preciso agendar a doação de sangue. Em outras cidades, a doação é feita por ordem de chegada. Em Toledo, a maneira como ocorre o agendamento recebeu melhorias. Agora, a ação pode ser realizada de maneira on-line no endereço www.saude.pr.gov.br/doacao.

Segundo Melania, o agendamento pelo site está em processo de implantação. “Nós pretendemos substituir o agendamento por telefone; assim conseguiremos facilitar o acesso e trazer mais comodidade ao doador”.

Melania enfatiza que os agendamentos por telefone ou pessoalmente continuam. “No futuro, a proposta é realizar o agendamento somente pelo site. São mais de duas semanas que estamos neste processo de transição. Mas, os agendamentos por telefone ou pessoalmente continuam sendo realizados e por tempo indeterminado”.

Neste momento, a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo tem realizado um número considerável de agendamentos e como já citado a preocupação é com os faltosos. “Infelizmente, as pessoas agendam, não comparecem ou nos comunicam”, menciona Melania.

Desde a hora em que o doador chega na Unidade, o momento da coleta do sangue até a entrega do lanche, a assistente social comenta que o cidadão deve reservar uma hora para essa atividade.

ESTOQUE – O estoque da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, de acordo com Melania, está razoável. “Nós precisamos dos doadores! Nos aproximamos do período de férias ou das festas, além disso, as pessoas começam a viajar mais e precisamos manter o nosso estoque”.

A assistente social ainda pondera que em casos positivos para a dengue, o paciente necessita de transfusão de sangue. “Também existem outros agravos que precisamos de sangue. Nós estamos com a agenda cheia, mas não com a caixa cheia. Necessitamos de todos os tipos de sangue”.

O DOADOR – Para ser doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menor de idade com consentimento formal do responsável legal e a presença do mesmo); pesar no mínimo 50 kg; estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial de identidade com foto (carteira de identidade, carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte).

A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo está localizada em novo endereço Rua Eugênio Gustavo Keller, 1612, no Jardim Coopagro. Mais informações podem ser obtidas pelos números (45) 3379-3752 ou (45) 3379-1993.

Passo a passo

– O candidato à doação deve ser cadastrado no sistema do Hemepar;

– Na Triagem Clínica é realizada uma entrevista onde será avaliado se preenche os requisitos necessários à doação de sangue, conforme legislação;

– Na Triagem Hematológica, com apenas uma gota de sangue é realizado um rápido exame para verificar se o doador apresenta anemia, o que o impede de doar;

– Na Sala de Coleta é onde ocorre a doação propriamente dita, onde são coletados aproximadamente 450 ml de sangue;

– Após a coleta, o doador é encaminhado para a sala de lanche e deve permanecer no Hemepar por pelo menos 15 minutos.

Da Redação

TOLEDO