Comter apresenta balanço do mercado de trabalho de 2021

10

Uma prévia do balanço anual da movimentação e das ações da Agência do Trabalhador de Toledo será apresentada na última reunião ordinária do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Comter) do ano, que será realizada na próxima terça-feira (21) na sede da Agência.

Na ocasião, o presidente do Conselho e gerente da Agência Rodrigo Souza explica que serão apresentados os dados de contratações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), além dos números de movimentação da Agência.

“O Caged traz dados reais do mercado de trabalho que também envolvem as contratações feitas diretamente nas empresas. Com base no cenário do município a expectativa é que esses dados continuem positivos, visto que o mercado de trabalho está muito aquecido em Toledo, principalmente no final do ano”.

ATENDIMENTOS – Além dos dados do Caged, Souza comenta que o Conselho pretende na reunião ordinária apresentar também os números de atendimentos da Agência ao longo do ano. Até o dia 10 de dezembro foram mais de 35 mil atendimentos entre cadastro no banco de dados, encaminhamento de vagas, seguro-desemprego, Currículo Top, assessoria para baixar o aplicativo, entre outros.

“Até outubro, a Agência colocou no mercado de trabalho duas mil pessoas e creio que vamos fechar o mês de dezembro com aproximadamente 200 colocações. São aproximadamente 2.200 pessoas encaminhadas neste ano. Hoje a Agência do Trabalhador de Toledo é a mais que ‘fecha’ vagas na região. Isso é reflexo das ações realizadas com a proposta de encaminhar o perfil ideal para a vaga ideal, de ser mais assertivos no encaminhamento”, esclarece o presidente do Conselho.

Desde janeiro, o saldo de contratações mês a mês tem sido maior que o de desligamentos do mercado de trabalho em Toledo. Souza pontua que todos os setores da economia do município abriram vagas de trabalho, sendo que a partir de outubro as opções aumentaram devido as demandas do Natal e Ano Novo. “O setor de Serviços, ultimamente, é o que mais emprega e isso reflete no comércio que aumenta as vendas no final do ano. Porém, essa é uma condição específica da nossa região, principalmente de Toledo”.

RECONHECIMENTO – Além dos dados da movimentação do mercado de trabalho, o Comter vai apresentar na reunião ordinária o prêmio e os reconhecimentos que a Agência teve neste ano. São eles: o Prêmio Gestor Público Paraná referente ao Projeto Currículo TOP, o Certificado de Reconhecimento pela Direção da Agência do Trabalhador de Toledo e pelos serviços prestados à população e o Certificado da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) pelo reconhecimento público como Líder Metropolitano.

“Quando recebemos esses reconhecimentos ficamos muito felizes e isso demonstra o trabalho de uma equipe, a força do planejamento e a parceria da Administração Municipal. Temos uma estrutura de servidores e um gestor que sempre ouviu e atendeu aos pedidos. Para 2022 teremos muitas novidades”, conclui.

Da Redação

TOLEDO