Conselho da Pessoa com Deficiência faz primeira reunião presencial do ano

20

Três assuntos importantes entram em pauta na reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Toledo (CMDPD). O encontro de será hoje (25), no formato presencial, às 13h45 no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo.

Conforme publicado no Diário Oficial na segunda-feira (23), na reunião serão apresentados o PL 111/2021, a proposta de Resolução do CMPCD a respeito da PL 96/2021, e ainda serão tratados os detalhes sobre a 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com deficiência.

De autoria do Poder Executivo, o PL 111/2021 dispõe sobre a extinção do cargo de Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Plano de Cargos e Vencimentos para os servidores públicos municipais de Toledo. A matéria foi apresentada em Plenário e na sequência encaminhada às Comissões competentes.

“A pauta no Conselho é para o Governo Municipal explanar sobre a PL e a Central de Libras, que seria o próximo passo, via licitação”, explica o presidente do CMDPD, Junior Rasbolt.

Outro assunto que será discutido na reunião do CMDPD será a proposta de Resolução do Conselho a respeito da PL 96/2021 que dispõe sobre a utilização de vagas de estacionamento destinadas a veículos que transportem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O Grupo de Trabalho do Conselho vai apresentar a proposta de resolução para o plenário e se aprovado vamos encaminhar a Câmara”, complementa.

CONFERÊNCIA – A 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná, convocada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná (Coede/PR) em conjunto com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf/PR) será realizada nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2021, na modalidade virtual.

O evento terá como tema geral “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, subtema “Direito a Inclusão das Pessoas com Deficiência” e como eixos temáticos: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência; Acesso das pessoas com deficiência para a construção de Políticas Públicas; Financiamento de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência; e Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Toledo (CMDPD) explica que na reunião a equipe vai decidir os detalhes para participar desse evento.

Da Redação

TOLEDO